MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

24/01/2023 08:00

O que é que as máquinas partidárias e as agências de comunicação têm feito quando os seus partidos perdem as eleições? Viciam o uso das ferramentas do prestar de contas e recorrem sistematicamente a denúncias anónimas ao Ministério Público ou ao Tribunal de Contas, assim como às ligações que possuem a órgãos de comunicação social, lançando anátemas e queimando percursos políticos. Objetivo? Desacreditar instituições públicas, derrubar executivos que não são da sua cor partidária, para ver se desta forma ganham o que perderam nas urnas. Consequências? Criar um clima de suspeição generalizado que faça com que a opinião pública conclua que toda a classe política é igual e corrupta.

A quem serve este clima que mina a democracia e os processos participativos nas decisões públicas? A quem pretende eliminar a democracia e afirma ser antissistema e diferente de quem tem um percurso na construção da liberdade e da democracia, lançando simultaneamente suspeitas sobre todas as pessoas que exercem cargos públicos (exceto elas, claro). Vejam o que aconteceu nos EUA e no Brasil. Que caminho desejavam esses criadores de instabilidade e de condenação sobre quem exerce a política? Recordem agora as afirmações de várias forças políticas em Portugal e de quem não clarifica se se juntará a elas caso necessite desses votos, mas que recorre igualmente a estes meios populistas e desestruturantes do sistema democrático.

No nosso país, assistimos a um ataque violento, intencional e estruturado contra a democracia. Quem a ama deve ler e debater todos os dados com atenção, conhecimento e espírito crítico, não engolindo o isco que alguns pretendem que nós furiosamente mordamos. Não esqueçamos que, contrariamente ao que se pretende afirmar, não somos todos iguais. Por muito que nos pretendam colar aos que efetivamente têm motivos para ser investigados, a maioria das pessoas no exercício da política é constituída por pessoas sérias e competentes.

Compreendo muito bem Jacinda Ardern quando afirmou "Não tenho energia", "Sou humana", justificando a sua saída ao fim de vários anos como 1ª ministra. É isto que se pretende? Que quem tem vontade e projetos para um país abandone o percurso político e o entregue a quem pretende derrubar o sistema, como claramente afirma? E o que é que cada uma ou cada um de nós tem feito para que a democracia continue a prevalecer? O que temos feito para evitar que o ambiente político leve pessoas boas e competentes a querer sair da política?

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas