MADEIRA Meteorologia

Houve mais carros a circular na Via Rápida e nas Vias Expresso no 1.º trimestre do ano

Data de publicação
26 Abril 2024
12:40

No primeiro trimestre do ano, foram mais os automóveis que circularam na Via Rápidas e nas Vias Expresso regionais. Isso mesmo indicam os dados disponibilizados pela Direção Regional de Estradas (DRE) e divulgados pela Direção Regional de Estatísticas da Madeira (DREM), que apontam que o crescimento registado no tráfego rodoviário foi de cerca de 3,2% na Via Rápida e 6,6% nas Vias Expresso, face ao mesmo período de 2023.

Nas vias concessionadas, os principais responsáveis por tal majoração foram as viaturas ligeiras, (+3,4% na Via Rápida; +6,7% nas Vias Expresso), ao passo que o tráfego de pesados sofreu uma variação negativa (-3,4% na Via Rápida; +0,3% nas Vias Expresso).

Já no concernente ao tráfego médio diário ponderado, destaque-se que, nos primeiros três meses do ano, este indicador foi de 35,2 mil veículos na Via Rápida e 6,5 mil veículos nas Vias Expresso, representando aumentos homólogos de +2,2% e de +6,0%, respetivamente.

“A evolução do tráfego de ligeiros (+2,4% na Via Rápida; +6,2% nas Vias Expresso) teve um impacto determinante naquela variação. Devido à reduzida expressão do tráfego dos veículos pesados (respetivamente, 2,2% e 2,0% do total), as variações face ao mesmo trimestre de 2023 (-3,6% na Via Rápida; +1,1% nas Vias Expresso) pouco condicionaram a evolução do indicador no seu conjunto”, justificou a DREM.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas