MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

11/10/2023 08:00

Ando a cismar com esta ideia vai para uns dias! Meteu-se-me na cabeça e ando a manear com ela! Devo confessar que a mania se instalou enquanto assistia à entrevista do primeiro-ministro na TVI, do passado dia 2 de outubro. No seu usual estilo gafeiro e trocista, o chefe do Executivo discorreu a habitual narrativa de "otimista irritante". A arengada sarcástica do dr. Costa descreveu um país que a realidade do quotidiano desmente. A páginas tantas, dei comigo a duvidar se o desgoverno da cabeça era meu ou dele! E pensei: isto "vai de cabeça abaixo"! A ideia que o Dr. Costa faz do país não tem pés nem cabeça!

Desde que engendrou a Geringonça, o (então) derrotado líder socialista tem sido comentado, em jornais e noticiários, como o génio da política nacional. Com a manha dos matreiros, sacudiu a água do capote da Bancarrota, de que foi cúmplice e obreiro, e passou de besta a bestial! Com engenho, e com as habituais cumplicidades do regime, urdiu uma nova narrativa. "Com uma pinta", comeu-nos as papas na cabeça.

De powerpoint em powerpoint, o primeiro-ministro, consumiu oito anos de governação a anunciar novos amanhãs. Com mais pompa que circunstância, o Dr. Costa saltitou de anúncio público em anúncio público, para prometer realidades alternativas e um país improvável. Com a imaginação dos loucos, o cabeça levantada chegou mesmo a aventar a possibilidade que "até as vacas podem voar"!

Em frente à televisão, continuo a assistir ao país narrado pelo Dr. Costa e concluo que o personagem está levado da cabeça! Fala, fala, fala, fala… e não diz nada! É um cabeça de vento! O homem é só truques!!!

Uma coisa tenho a certeza: o génio da política nacional, não vai deixar nada de relevante para o futuro do país. A história recordá-lo-á como o pior primeiro-ministro de sempre. Uma espécie de abastardamento dos, já de si maus, guterrismo e do socratismo. O chefe de um governo que não vale um caracol! Tudo gente de má cabeça!

O dr. Costa tornou-se um génio a empurrar os problemas com a barriga. Com o riso de «coninhas», o chefe do Executivo jogou de cabeça e maquinou umas propagandas para iludir os tolos. Quando as narrativas não clarificam, usa as manhas do "vilhão": se não podes com a carga, queixa-te da molhelha!

Astuto, começou por falsear a realidade e cavalgou a trama "a culpa é do Passos Coelho", para branquear a terceira Bancarrota socialista. Depois, como a arengada sobre o Passos Coelho já não cola, para que não lhe descubram a careca, urdiu uma nova patranha: os problemas do país são estruturais. E ele, que leva oito anos de primeiro ministro e outros tantos como ministro nos governos de Guterres e de Sócrates, não tem nada a ver com o assunto.

Apesar das galhofas e dos folguedos do Dr. Costa, a sabedoria dos simples já percebeu que o país «vai de cabeça abaixo»! Os questionamentos da enfermeira Arminda Morais, na entrevista da TVI, são reflexo disso. Expressam o desencontro de Portugal com o país do primeiro-ministro.

O desgoverno na cabeça do dr. Costa está a arruinar Portugal e a nossa vida. No país real não há lugar para as "caravelas do sec. XXI" e para "vacas voadoras". Já não há ambição e esperança para o SNS, para educação pública, para a habitação. Não levantamos cabeça com este governo!

Para o génio da política nacional resta um contentamento "poucochinho": o país "vai funcionando"!

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas