MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Vice-Reitora da Universidade da Madeira

17/04/2021 08:00

Esta aprovação permite-nos continuar a desenvolver a nossa estratégia de internacionalização, da qual faz parte o contínuo de crescimento da mobilidade de estudantes e funcionários, assim como da participação em projetos de cooperação transfronteiriça.

O Programa Erasmus foi criado em 1987, por iniciativa da associação estudantil AEGEE Europa e posteriormente apoiada pelo Comissário Europeu da Educação da Comissão Delors - Manuel Marín.

A partir de 2014 o programa passou a ser denominado Erasmus+, tendo um formato mais alargado e fazendo parte da Estratégia Europeia 2020.

A Universidade da Madeira participa no programa Erasmus desde o ano letivo 1997/1998 tanto com alunos como com docentes, na modalidade incoming (recebidos) como outgoing (enviados).

Para 2021-2027 este programa conta com um orçamento de 26 200 milhões de euros (em 2014 - 2020 eram 14 700 milhões de euros) e prevê abranger dez milhões de europeus de todas as idades e origens. Tem como propósito ser ainda mais inclusivo e apoiar as transições ecológicas e digital, como previsto no Espaço Europeu de Educação. Apoiará igualmente a resiliência dos sistemas de educação e formação face à pandemia.

Para além do aumento significativo da verba para o orçamento existem outras novidades neste novo programa Erasmus +. Uma delas é a iniciativa do cartão de estudante europeu. Este cartão - virtual - permitirá que os alunos se identifiquem com facilidade e segurança e se registem eletronicamente nas instituições de ensino superior da Europa aquando da sua mobilidade, desmaterializando o processo, e eliminando a necessidade de realizar os procedimentos de registo na instituição de acolhimento.

A aplicação Erasmus + Mobile permitirá aos alunos acederem ao balcão online e, através dele, gerirem todas as etapas administrativas antes, durante e após a sua mobilidade. Poderão ter também acesso a todas as informações necessárias para vivenciar uma experiência de mobilidade de alta qualidade.

Outra das novidades é o empreendedorismo. São muitas as atividades, dentro do programa, que pretendem desenvolver competências empreendedoras nos alunos, incluindo o empreendedorismo social.

Entre as novidades temos também a possibilidade do desenvolvimento de centros de aprendizagem voltados para o futuro.

Na Universidade da Madeira continuaremos a apostar fortemente no programa Erasmus + como forma de garantir que os nossos alunos tenham uma experiência num país europeu, durante um semestre ou um ano. Igualmente continuamos a apostar na mobilidade do staff docente e não docente.

As várias linhas de atuação do Programa Erasmus + serão também aposta da UMa.

A atribuição da Carta Erasmus à Universidade da Madeira é o reconhecimento, pela Comissão Europeia, da qualidade do plano de ação proposto pela nossa instituição para a implementação do Programa Erasmus+, no período 2021-2027, bem como o esforço contínuo e o trabalho desenvolvido no âmbito deste programa na UMa.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas