MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

AQUINTRODIA

27/05/2025 08:00

É assim que saudamos os aniversários. Hoje quero falar de três.

LAUDATO SÍ

A 24 de maio de 2015 era publicada a «Laudato Sí», uma encíclica do Papa Francisco. Encíclica é uma carta, uma mensagem clarificadora, contendo princípios orientadores, para reflexão de toda a comunidade. A Laudato Sí fala dos cuidados a ter com a nossa casa comum, faz um apelo a que escutemos o grito da terra, destacando que toda a criação está interligada.

Refere que a nossa irmã terra, assumindo a linguagem de Francisco de Assis, que a nossa irmã terra clama contra o mal que lhe provocamos, por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens de que nos julgávamos proprietários, dominadores, com o direito de saqueá-la. Esquecemo-nos de que também somos terra. À vista da deterioração global do ambiente, o Papa Francisco dirige-se a cada pessoa que habita neste planeta, aludindo à necessidade de cada um se arrepender do próprio modo de maltratar o planeta porque, todos, na medida em que causamos pequenos danos ecológicos, somos chamados a reconhecer a nossa contribuição para a desfiguração e destruição do ambiente.

OITENTA E OITO ANOS

DA CASA DO POVO DA CAMACHA

A 25 de maio de 1937 foi constituída a Casa do Povo da Camacha, uma das mais antigas da Madeira, instituída pelas mãos do filho da terra, Dr. Alfredo Maria Rodrigues.

Mantém a sua actividade ininterrupta desde a criação até os dias de hoje, erguendo-se entre as congéneres como uma referência.

A CPC sempre teve uma função social e cultural, numa terra serrana, onde não era fácil a vida.

Foi relevante para a segurança social dos proprietários de terrenos, sede da tuna de bandolins do Mestre Américo, nos anos quarenta, que desempenhou relevante papel cultural na freguesia, e levou longe o seu nome ao ter atuado fora da Ilha.

Relevante, também, por ter sido a sede do Grupo Folclórico, fundado em 1 de Novembro de 1948.A Casa do Povo da Camacha presidiu à ACAPORAMA durante largos anos.Com uma dinâmica em crescendo, a CPC alberga no seu seio muitos agrupamentos, como o referido Grupo de Folclore, a Orquestra de Bandolins, o Grupo de Teatro, o Centro de Dia, a Secção Desportiva, a Academia Sénior, o Núcleo Universitário.É uma IPSS – Instituição Particular de Segurança Social- sendo entidade gestora de muitos apoios e programas sociais.É uma guardiã de saberes e tradições, um polo que une gerações, nos mais diversos ramos da actividade cultural e lúdica.

500 ANOS DE CAMÕES.

Outro aniversário que não pode passar despercebido é o do nosso poeta maior. Pouco se sabe com clareza e certeza da sua vida. Sobre a infância tudo é conjectura.

Jovem ainda, terá recebido uma sólida educação, dominando o latim, com profundos conhecimentos de história e literatura. Certamente foi aluno de Coimbra.

Frequentou a corte de João III, envolveu-se, narra a tradição, numa vida boémia e turbulenta. Consta que, por conta dum amor frustrado, exilou-se em África, onde perdeu um olho numa batalha. Meteu-se em alhadas, acabando por partir para o Oriente, onde escreveu a sua obra mais conhecida, a enorme epopeia nacionalista, Os Lusíadas.

Sim, falo de Luis Vaz de Camões, a figura maior da nossa literatura, de quem se celebra no próximo dez de Junho, os 500 anos. Muito haveria a dizer do poeta lírico, épico...Só após a sua morte foi a sua vasta obra reconhecida como valiosa, de alto padrão estético, ganhando então prestígio nacional e internacional. Um dos enormes vultos da literatura mundial!

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas