MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Psiquiatra

18/03/2025 08:00

No fim do dia, apenas queremos um lugar tranquilo para relaxar, descansar e recuperar energia. Este é o grande segredo para se dormir bem, não podemos querer dormir. É das poucas atividades humanas que não se pode fazer “força” para acontecer. Existem imensas pessoas no mundo a dormir mal e o tratamento eficaz para a maior parte delas são as regras da higiene do sono. Para a grande maioria não são precisos medicamentos, apenas aprender a criar um ambiente tranquilo e preparar o sono desde que se acorda. Exagero?

O bom sono é treinado incluindo com a hora do despertar. É importante ter um ciclo estável e isso significa manter a hora do despertar dentro de uma pequena janela todos os dias. Também o desporto, ativador por excelência, deve ser praticado durante a manhã, início da tarde. Para a maior parte de nós, o desporto interfere com o sono se for realizado nas 4 a 6 horas antes de deitar.

Com estas e outras informações, preparamos o nosso sono desde que despertamos. Porquê que não começamos a pensar no resto da nossa vida da mesma forma? Cuidar do nosso corpo, da nossa casa, da nossa região e do mundo, da melhor forma que podemos?

Cuidar do mundo? Mas podemos fazer alguma diferença? Sim, sobretudo com os nossos hábitos de consumo. O que é rápido e barato, tem custos elevados a longo prazo. A roupa é um exemplo. Nos últimos meses tem sido exposto a consequência da moda rápida e barata. As praias atoladas de roupas, as florestas destruídas para plantação de algodão, os microplásticos libertados das fibras sintéticas, ... problemas sem fim. Tudo pelo prazer de ter a peça de roupa da moda, que atualmente muda todas as semanas!!! Sim, temos imensa responsabilidade com o que consumimos na destruição do mundo.

No nosso país e região também. Felizmente podemos votar. Podemos escolher. O problema é quando as escolhas não mudam e perdemos a confiança nos líderes. No parlamento foram chumbadas moções de confiança e de censura. Não confiamos e também não queremos ofender ninguém. E ficamos parados no mesmo lugar. Há décadas que a abstenção é enorme e claro, existem muitas formas de explicar, mas para mim é a falta de confiança. Acima de tudo precisamos de responsabilização e transparência de quem governa. Quem governa precisa de ser a melhor versão de todos nós, para nos poder ajudar a melhorar. Infelizmente quem governa tem demasiadas proteções. A que mais me preocupa é a proteção do discurso. Existe nos regulamentos dos deputados uma proteção que explica, na minha opinião, o que se vê atualmente. Não podem ser julgados por aquilo que dizem. O princípio base das sociedades humanas que é o valor da palavra, não existe na política porque é protegida a ausência de responsabilidade das palavras.

Médicos foram condenados em praça pública por serem contra as vacinas na pandemia. Penso que sofreram consequências profissionais e legais. E os políticos, porquê que as suas palavras não são consideradas da mesma forma? Porquê que podem dizer o que querem sem responsabilidade? Diz-se que a responsabilidade é medida nos votos, mas claramente não é suficiente, vendo a crise política portuguesa atual. Sem responsabilidade o sistema estagna e entra em colapso.

Precisamos de cuidar do corpo, das pessoas à nossa volta, da região e do planeta com as ferramentas que temos. O sono, a alimentação, o desporto, a amizade, a comunicação verdadeira e o consumo são grandes ferramentas para criarmos e cuidarmos do nosso lugar tranquilo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas