MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

19/03/2025 08:00

A travagem repentina de opções e estratégias políticas pode conduzir ao adiamento de projetos, que com a indefinição governativa podem resultar em desânimo e consequente desistência por parte dos investidores. As empresas preferem segurança jurídica e previsibilidade para alocar os seus capitais e os seus investimentos, e a instabilidade política não favorece a criação de um ambiente favorável aos investimentos.

Não são apenas as empresas que sentem os efeitos dessas constantes interrupções, esse efeito é transversal a toda a sociedade. Sabem que, com a desaceleração da economia, o desemprego tende a crescer. No entanto, reconhecem que os anos de garantias governamentais em termos de investimento e estabilidade se traduzem em benefícios palpáveis. Estão igualmente conscientes de que, sem uma estabilidade prolongada, a economia poderá sofrer grandes impactos, adicionalmente também ameaçada, a nível mundial, por uma crise comercial de escala global.

Atualmente, os indicadores do mercado de trabalho da Madeira são encorajadores, com um aumento das ofertas de emprego em 21,5% comparativamente ao mês anterior e uma redução do número de desempregados inscritos em dezembro. No entanto, reitere-se que a confiança dos empresários na continuidade das políticas públicas é essencial para o caminho da plena empregabilidade e desenvolvimento económico.

Travando a fundo, perde-se igualmente a possibilidade de beneficiar de fundos europeus cruciais para o nosso desenvolvimento, nomeadamente o quadro comunitário Madeira 20-30 e o PRR. Uma boa aplicabilidade desses fundos só é possível com um governo em plenitude de funções. Uma governação instável compromete a correta alocação de recursos, colocando em risco o acesso a financiamento futuro.

Os dados indicam que a economia da Madeira está num ciclo positivo, impulsionado pelo turismo, pelo investimento e pelo consumo privado. O Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE), que subiu em dezembro para 3,3%, aumentando 2,5% face ao mês anterior, revela um crescimento da economia regional e é um reflexo das políticas que vêm sendo implementadas e da confiança dos investidores na região.

Sem estabilidade, não há confiança. Sem confiança, não há investimento. E sem investimento, o futuro económico da Madeira sai travado!

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas