MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Nutricionista

29/08/2022 08:00

Lema de setembro e outubro - "Vamos tornar todos perfeitos, a qualquer custo!"

Não é que tem algum problema, em alguns casos, principalmente se formos profissionais da área, em publicarmos os nossos serviços, receitas saudáveis e informações pertinentes e fundamentadas. Não é isto tipo de promoção de serviços que me faz mais espécie, mas sim os conceitos de corpo perfeito incutidos na sociedade.

Eu própria já me senti mal, por ser nutricionista e não ter corpinho de modelo, porque há muito julgamento, inclusive para os profissionais da área. Cheguei a ter um episódio em que, ao substituir uma colega, o primeiro comentário foi: "Mas você não é magra e alta como a outra Dra.? Ah, ela sim tinha corpo de modelo!". Mas que julgamento é este? Se quisesse ser modelo, ia para a passerelle! Mas na realidade dificilmente o faria, pois não concordo com os standards de beleza impostos. Os profissionais de qualquer área sou eu, és tu e somos todos! Somos pessoas normais, com os corpos que Deus nos deu e termos de ser gratos todos os dias! Deixo um alerta, sem medos, a alguns colegas: sejam profissionais nas vossas publicações e redes! Não interessa mostrarem as vossas maminhas ou rabinhos ou barrigas ou biquínis para promover saúde! Os nutricionistas não são modelos, nem têm que ser perfeitos!

Outra questão que, realmente, me aflige, é que toda esta pressão do corpo perfeito, afeta, particularmente as mulheres. São as mais sofredoras, as que mais suportam o constrangimento da critica social porque se aparece numa foto uma gordurinha, cai o "carmo e a trindade" e são disparados comentários muito maldosos: "Eu tinha vergonha em postar essa barriga cheia de estrias!" ou "Com essas mamas descaídas tens a lata de mostrar o teu corpo? Tapa-te!" ou "Nunca vais arranjar marido!"

Meu deus, ainda se admiram como surge uma guerra! As pessoas são muito maldosas! O corpo, principalmente, o feminino é um corpo que serve para muito mais do que para alegrar uma vista com prazer! O corpo feminino, é um corpo funcional, um corpo que gera a vida! As mamas não foram concebidas apenas para se enfiarem em decotes e para fins de prazer, mas sim para alimentar os filhos! O corpo de uma mulher pode ter uma história e bem bonita. Por isso, não julguem sem conhecê-la verdadeiramente. E mais, amar alguém é mais profundo do que um corpo, leva-nos à essência. Se amamos só pelo corpo não amamos de verdade!

Defendo saúde! É um tema que não me canso de falar. Somos todos, mas todos diferentes: uns triângulos, outros retângulos, outros losangos, ainda uns quadrados e outros redondos. Imperfeitos para a sociedade, mas formas geométricas saudáveis e perfeitas. Não somos robots, nem drones produzidos em massa, somos humanos com a nossa herança genética. Cuidem da vossa saúde, mas sejam felizes e perfeitamente imperfeitos!

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas