MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz

3/12/2021 08:01

Mas ajudei a fazer mais. Quando, em 2017, decidi abraçar o desafio de liderar o PS, fi-lo em nome da Madeira e de todos os madeirenses, convicto de que apenas a alternância democrática no poder garantirá um futuro melhor para os nossos filhos e netos. Liderei um projeto de todos os socialistas e madeirenses que acreditam na importância de mudar a nossa terra e, com o trabalho e esforço de muita gente, conseguimos, em 2019, retirar pela primeira vez a maioria absoluta ao PSD.

E ajudei a fazer ainda mais. Em 2019, o PS registou também o melhor resultado de sempre para as eleições legislativas nacionais e elegeu, pela segunda vez em toda a sua História, três deputados à Assembleia da República, ajudando a reforçar a maioria nacional do PS, para que continuássemos a governar o país. O PS Madeira fê-lo com uma lista que, por exemplo, respeitava os critérios definidos pelo PS para as próximas eleições, de apresentar uma representação não inferior a 40% de elementos de qualquer dos sexos e a cada sequência de três constar, pelo menos, um de sexo diferente. Foi assim que juntámos a experiência do Carlos Pereira, a juventude do Olavo Câmara e a sensibilidade social da Marta Freitas.

Agora, enfrentamos um novo momento decisivo para o PS, para a Madeira e para o país e temos uma grande responsabilidade pela frente: ajudar novamente o PS a ter uma maioria reforçada para continuarmos a recuperar Portugal da pandemia que enfrentamos. O projeto que foi precocemente interrompido na Assembleia da República deve continuar e se alguém achar hoje o contrário do que achou em 2019, deverá saber explicar muito bem aos madeirenses o porquê e assumir as responsabilidades e consequências disso mesmo.

No final de tudo isto, todos faremos os nossos balanços. Perante um PSD Madeira que promete tudo e espezinha todos, precisamos de reconstruir uma alternativa forte. Ao longo destes trinta anos, vi e aprendi muita coisa. Tenho um historial político difícil de replicar. Fui vereador da oposição durante 20 anos, fui deputado à Assembleia Legislativa Regional, ganhei três eleições para presidente de câmara com maioria absoluta e tenho um lugar de deputado na Assembleia Regional, para o qual fui legitimamente eleito e que não me coibirei de ocupar quando achar que posso fazer a diferença na defesa intransigente da população que me elegeu. Nunca virei a cara a um desafio e não será agora que o farei: pelo Porto Moniz, pela Madeira, por Portugal..

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas