MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Advogado

11/04/2023 08:00

Só que o ciclo é difícil de quebrar, se não tens dinheiro para viver, muito menos tens para pagar uma viagem e sobreviver os primeiros meses sem trabalho, tens de conhecer alguém que te dê guarida e comida a início.

Noutros países mais desenvolvidos a vida é mais cara, é verdade, mas os ordenados são muito melhores.

O madeirense vai para Inglaterra, Austrália e África do Sul, entre outros países, tirando a Venezuela que já não é um destino há alguns anos.

A vida também pode ser boa na Madeira, mas é preciso alguma sorte para ter sucesso.

Para o madeirense que sempre teve dificuldades e teve de trabalhar em vez de estudar, não há perspectivas, apenas a restauração, um emprego público, construção civil ou a limpeza para muitas mulheres.

Há sempre o "self made man", mas até esse teve de ter algum capital para arriscar-se no seu próprio negócio.

Na madeira as pessoas estão mais cultas, e isso deve-se à escolarização, e aos dois jornais regionais, que são os melhores do país, em termos de abordar uma região.

A sociedade madeirense está demasiado estandardizada, é uma sociedade com classes estagnadas, em que até os novos ricos, sem sobrenome têm dificuldades em entrar.

A ilha é bonita, e as pessoas sabem receber, mas parece que o madeirense às vezes tem dificuldades em lidar com o sucesso de outro madeirense, se bem que as coisas estão melhores.

Não preciso grandes estatísticas para chegar à conclusão que somos um povo emigrante, e como diz o Eça de Queirós, quando se refere a Portugal, esta emigração é dum povo que sofre.

É verdade que isto aqui é um cantinho do céu comparado com África e alguns lugares da Ásia.

Politicamente, somos a ideologia do PSD, liberal, nos grandes sectores, e uma política de esmolas nos pequenos sectores, para assegurar o voto.

O PSD, continua a ser a maior agência de emprego da região.

Existem ainda alguns sociais democratas no PSD, mas são de direita, e a única social democracia que presta é servida pela esquerda.

O PSD, é um partido que abarca todas as ideologias, o que conta é que o partido cresça em números, e os que lá estão, na sua maioria, como em quase todos os partidos, querem servir-se do partido para progredir profissionalmente, e cumprir outros objectivos pessoais, o PSD, é um partido competitivo internamente, em que vale tudo para destruir adversários, são cantigas de escárnio e mal dizer que imperam.

Precisamos duma política construtiva, que entregue ao povo madeirense o seu futuro, que atribua responsabilidades aos cidadãos, e que torne o governo no senhor dos monopólios, em vez de os entregar a privados.

O sonho do madeirense é viver uma vida melhor, em princípio que a Madeira dê essas condições.

O sonho do madeirense é andar na rua sem que ninguém fale mal dele, é viver num sítio mais solidário, é poder viajar de férias, é poder comprar um carro melhor, é poder constituir família, é sair da casa dos pais, é ter praias públicas e gratuitas, é ter oportunidades de tirar formações, estudar e ter empregos melhores, é não pagar propinas para estudar, é pagar menos impostos, é ter um governo que sirva os seus cidadão, é ter um mercado livre mas com intervenção do Estado para atenuar as desigualdades, é ter creches, lares e transportes públicos gratuitos, para quem precisar, é votar em políticos de verdades e não caciques, é poder dar estudos aos seus filhos, é poder comer melhor, sem estar sempre olhando para o bolso, é acabar com a corrupção pública, é trabalhar menos horas, é ter mais tempo para si próprios, é viver uma vida mais descansada e em paz, é poder envelhecer sem tantas preocupações financeiras, é poder acabar com a demagogia e ver políticas de verdade que combatam a miséria e deem mais crescimento à economia, é ter mais folga para fazer a sua vida, é viver sem exploração, é ter a sua casa, é viver com preços de arrendamento justos, é pagar menos por produtos essenciais, é viajar com viagens mais baratas, entre muitas outras coisa que poderão ser ditas, mas talvez a mais importante é ter um emprego condigno e bem pago, que respeite o direito ao descanso e às férias.

Sonho com um dia em que tudo o que escrevo seja uma farsa, causada por um estado de demasiada preocupação da minha parte.

Eu sei que há uma forma de viver sem remorsos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas