MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Vice-Reitora da Universidade da Madeira

15/05/2021 08:02

Ter uma ideia e conseguir transformá-la num ‘empreendimento com vida’, que acrescenta valor, é criar. Isto é o que acontece, não raras vezes, nos projetos de investigação.

O projeto Forward – Promover a excelência na investigação nas Regiões ultraperiféricas (RUP) da Europa – é um projeto Horizon 2020 com cerca de 4 300 000 de euros distribuídos pelos seus 24 parceiros das RUP (universidade e agências regionais de investigação). Pela Madeira são dois parceiros – Universidade da Madeira e ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.

O objetivo geral deste projeto é ‘melhorar a excelência das RUP em investigação e o seu potencial de inovação com o propósito de reforçar a sua participação em projetos financiados pela UE em matéria de investigação e inovação e ligar as atividades de investigação ao desenvolvimento territorial’. O projeto visa ‘facilitar a colaboração e o trabalho em rede entre os representantes da quádrupla hélice (universidade, PME, governo, sociedade civil) a nível regional, entre RUP e com os seus homólogos dos Estados-Membros da UE e de países terceiros a nível internacional’.

Um dos propósitos do projeto Forward é a criação de uma rede de Pontos de Contato Regionais (PCRs) para apoiar instituições de investigação e PMEs. Estes PCRs deverão permitir identificar e construir um sistema consistente e uma rede personalizada para uma participação mais ativa de agentes regionais nos programas-quadro de Investigação e Inovação (I&I).

Existe o Ponto de Contacto Nacional. No entanto, no âmbito do projeto Forward considerou-se importante existirem PCRs em cada um das RUP. Neste sentido estamos a criar o Gabinete de Apoio a Projetos Europeus da RAM.

Esta semana, numa sessão de trabalho, criativa e colaborativa, dos membros do projeto pela Madeira (UMa e ARDITI), muito bem conduzida por um deles – a Mestre Élia Vieira – definimos a missão e a visão do Gabinete bem como o seu plano estratégico. Este gabinete terá como missão prestar apoio a investigadores, empresários e empreendedores integrados ou não em instituições de investigação públicas ou empresas, por forma a potenciar a investigação, a inovação e o desenvolvimento no âmbito do ecossistema regional potenciando a criação de parcerias e promovendo oportunidades de financiamento.

Aos poucos vamos dando vida a este gabinete que esperamos venha a trazer muitos benefícios para a nossa região e que seja um potenciador da coesão social e territorial.

Esperamos que a visão que traçamos para ele – elevar a excelência da investigação, inovação e desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira aos níveis de referência internacionais, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável, seja uma realidade num futuro próximo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas