MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Abriu-se um novo ciclo político em Portugal com uma mensagem clara: os portugueses querem estabilidade governativa e crescimento económico com reflexos na qualidade de vida da população. A viragem à direita, que reduziu a esquerda radical a uma expressão quase simbólica no Parlamento, foi mais do que um voto de protesto. Foi um voto de confiança em novas soluções, centradas na iniciativa, no investimento e na valorização do mérito.

Para a Região Autónoma da Madeira, este novo contexto representa uma excelente oportunidade de afirmar o verdadeiro potencial como ativo geoestratégico nacional e europeu. Com a maioria parlamentar agora ancorada em ideais de centro-direita, há um terreno fértil para que a Madeira possa ser tratada como o que realmente é: uma plataforma atlântica de inovação, competitividade e ligação global.

Vivemos um tempo em que a Europa repensa os seus modelos produtivos, as suas cadeias logísticas, a sua segurança energética. E a Madeira tem, hoje, todos os argumentos certos para fazer parte dessa nova equação: posicionamento geográfico privilegiado, estabilidade política, incentivos fiscais diferenciados, qualidade de vida e um ecossistema económico em evolução.

Mas para que esta visão ganhe forma, é fundamental que o novo Governo olhe pela Madeira não como uma nota de rodapé nos orçamentos, mas como um parceiro estratégico com voz própria e propostas concretas. A direita, que tanto defende o empreendedorismo e a iniciativa privada, deve agora demonstrar com coerência ideais — aplicando-os também na relação com as regiões.

A recente presença da Madeira em Milão Bruxelas, através da Invest Madeira, é disso exemplo: foi a afirmação de uma região que acredita no seu valor e o leva além-fronteiras. Levámos connosco empresas, inovação, talento — e também uma mensagem clara: a Madeira está pronta para mais.

Hoje, mais do que nunca, o país precisa de olhar para a Madeira não como um custo, mas como uma alavanca para o seu próprio progresso e afirmação no espaço atlântico.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas