MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Vice-Reitora da Universidade da Madeira

30/10/2021 08:01

Existem muitas oportunidades a este nível. Abordarei neste artigo as oportunidades para a formação ao nível do Ensino Superior.

De acordo com o Future of Jobs Report, World Economic Forum, (2016), a humanidade está a experienciar uma transformação social, económica e produtiva que estabelece uma nova relação entre as profissões e os profissionais exigindo novas competências e complexas formas de pensar por parte das organizações e dos profissionais. Para orientar essa mudança, é fundamental apoiar as pessoas em processos de qualificação e capacitação para que possam manter-se competitivas no mercado de trabalho e garantir condições de vida dignas.

O Plano de Recuperação e Resiliência contempla €250 milhões para a modernização pedagógica nas universidades e politécnicos.

Universidade da Madeira concorreu a este programa, como líder do projeto Fostering STEAM and Lifelong Learning at South, juntamente com os co-promotores - a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e a Universidade Nova de Lisboa. Estabelecemos como objetivos: (1) atrair mais alunos (nacionais e internacionais) para as suas instituições; (2) atrair mais alunos para as áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática); (3) potenciar as metodologias inquiry based learning e project based learning no ensino Superior; (4) possibilitar o re-skilling and up-skilling a adultos já graduados no âmbito dos dois eixos temáticos do nosso projeto: i) mar a sul; e ii) envelhecimento, bem-estar e sociedades saudáveis; (5) equipar a instituição promotora com infraestruturas e equipamentos adequados ao trabalho a desenvolver.

O nosso projeto pretende criar e equipar um FABLAB (laboratório criativo) na Universidade da Madeira para os nossos alunos, mas que também receberá, com regularidade, alunos das escolas básicas e secundárias para realizar projetos nas áreas STEAM. Planeamos ainda receber o comum cidadão, que se interessa por estas áreas, só ou em família, para desenvolvimento dos seus projetos criativos.

Um dos propósitos do laboratório é atrair mais alunos para as áreas STEAM outro é dar a conhecer a universidade da Madeira aos alunos da Região para, de algum modo, ir fidelizando os alunos à nossa instituição.

Paralelamente será criada uma pós-graduação para os professores do ensino básico e secundário - Educação STEAM - para que possam, também eles, trabalhar com os seus alunos projetos STEAM, nas escolas.

Relativamente à formação inicial e pós-graduada o projeto desenvolve-se em torno de dois grandes temas como foi anteriormente referido - mar a sul e envelhecimento, bem-estar e sociedades saudáveis. Para cada um destes temas são propostas várias formações, desde Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Pós-Graduações, Mestrados Profissionais, Mestrados e Micro-Credenciais ou Cursos Breves. Estes grandes temas foram escolhidos por serem temas prioritários para a Universidade da Madeira e áreas de interesse dos parceiros do projeto, mas também pela grande importância dos mesmos na atualidade.

Em termos de infraestruturas, será também incluído parte do financiamento para a construção do Edifício do Politécnico da UMa, obra que se reveste de capital importância visto o desenvolvimento do ensino politécnico ser um projeto estratégico para a Universidade da Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas