MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

GATEIRA PARA A DIÁSPORA

3/06/2025 08:00

Akhmed, que nos conduziu até à estação de comboio pois as portas do carro que tínhamos reservado não abriram, abriu-nos uma bonita janela para a sua Chechénia: falámos de comida georgiana e do prato nacional checheno: cubos de carne com massa cozida, acompanhada do líquido que se utilizou para cozinhar a carne, e que é bebido. Comentámos que à mesa nos entendemos.

Mais ao final do dia, um pouco antes da final da Liga dos Campeões, uma janela de um carro abre-se e um dos ocupantes pergunta-me se pode parar ali. Não lhe sei dizer. É [do] PSG? Não, sou português. A cabeça sai mais do vidro – «italiano, português: é tudo igual». Eu que já avançara volto atrás e digo-lhe que somos todos iguais; alguns é que não percebem isso. A talho de foice, ou de Machado, o partido Chega tornou-se na segunda força política em Portugal com os votos da emigração, apesar de o PS, no cômputo geral, ter tido mais votos. A newsletter da Bárbara Reis do PÚBLICO, intitulada Livre de Estilo, de 28 de maio de 2025, baseia-se num estudo de João Pinhal, da Universidade Nova de Lisboa, sobre a maneira como os meios de comunicação social privados, em diferente grau, deram um destaque desproporcionado ao líder do Chega entre outubro de 2019 e junho de 2024. O título da newsletter vai ao cerne da questão: «Ventura entrevistado 61 vezes nas TV, mais do que Rio e Montenegro juntos».

A nossa filha mais velha, Laura, celebrou no dia da criança a sua primeira comunhão, e teve a felicidade de ter presente uma parte da família portuguesa e uma parte da família alsaciana. À laia de preparação, fui com os meus pais ver a exposição The Family of Man (A Família do Homem), uma exposição de 503 fotografias por 273 fotógrafos de 83 países reunidas por Edward Steichen para o Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova Iorque, agora em exposição permanente no Norte do Luxemburgo, integrando a Memória do Mundo da UNESCO. O post-guerra também produzira uma esperança humanista que se revelava na fotografia e que a fotografia nos revelava. Por vezes, quando a confiança na humanidade vacila é imperativo rever esta exposição para sair de lá entusiasmado e com a certeza – para quem não a tivesse – que somos todos parte da mesma família.

Durante a homilia, o sacerdote que celebrava a primeira comunhão disse-nos que não há comunhão sem confiança – e esta confiança deve levar-nos a dizer presente quando a situação o exige. A dado momento, disse-nos também que nos déssemos as mãos e fizemos uma grande corrente viva que não mais deverá ser separada: talvez nunca me tivesse apercebido da confiança que depositamos quando damos a mão a alguém. Toda esta confiança a vi nas lágrimas do rosto da realizadora Hafsia Herzi quando Nadia Melliti, que a realizadora encontrara numa marcha do orgulho, recebeu o prémio de melhor interpretação feminina em Cannes, na sua estreia enquanto atriz no filme La Petite Dernière sobre a emancipação de uma jovem muçulmana lésbica.

Faleceu recentemente o fotógrafo brasileiro, que adquirira nacionalidade francesa, Sebastião Salgado, e que bonita homenagem lhe prestou o jornal francês Libération. Talvez a sua exposição Génesis se debruce sobre uma família mais alargada, além da humana, que inclui a natureza, que também somos. O artigo que lhe foi dedicado relembrava também o que Lula dissera de Salgado: «um caçador de luz num mundo de trevas».

Nos 50 anos do 25 de Abril, o fotógrafo português Alfredo Cunha teve uma retrospetiva da sua obra no Luxemburgo e falou do modo como a Family of Man o inspirou. Que nos deixemos inspirar por esta ampla família de que fazemos parte e que, a exemplo da Family of Man, sejamos uma memória ativa em comunhão com o mundo. Sem isto, na senda do que dizia o Samuel, da Eritreia, no café des langues (café de línguas) no MUDAM, no Luxemburgo, podemos até ter uma casa, mas não teremos um lar.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas