MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

15/06/2022 08:00

Macau atua sob os princípios do governo chinês de "um país, dois sistemas", sendo que a administração de Macau é feita pela Gente de Macau, gozando também de um alto grau de autonomia, limitado apenas no que se refere às suas relações exteriores e à defesa.

O território, com a superfície total de 28,6 km² e uma população de cerca de 640 mil habitantes (22 377 habitantes/km²), sendo a esmagadora maioria de etnia chinesa, é, no entanto, muito maior do que revela a sua aparente exiguidade territorial e populacional.

A influência portuguesa e todos os laços culturais e afetivos mantidos com Macau, criados e desenvolvidos durante os mais de 400 anos de colonização e administração, são um fator determinante para que as empresas portuguesas utilizem este território não apenas como a porta de entrada na China, mas também como plataforma de acesso a outros mercados do Oriente, tais como Singapura, Taiwan, Tailândia, Vietname, Malásia, etc.

Estes laços históricos e culturais são extremamente importantes para facilitar o acesso das empresas portuguesas a todo este imenso mercado, constituindo uma enorme vantagem para o incremento comercial entre as empresas dos dois países. Macau assume-se assim como um ponto facilitador entre as empresas portuguesas e chinesas, sendo também utilizado pelas empresas chinesas para acesso aos diferentes países da lusofonia.

No que respeita à Madeira, a gigantesca dimensão do mercado asiático é muito importante não só para o escoamento dos produtos regionais, mas também para ajudar as nossas empresas a ganharem escala.

Ao nível das empresas madeirenses verificam-se alguns casos de sucesso na exportação, nomeadamente de bebidas alcoólicas para a China, fruto do trabalho de prospeção destas empresas e dos apoios do Governo Regional na participação em feiras temáticas e na divulgação dos produtos regionais. O acesso das empresas regionais a diferentes mercados constitui, por um lado, um potencial de crescimento, que está sempre limitado pela dimensão do mercado regional e português, e por outro permite uma maior resistência a flutuações na procura.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas