MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

17/01/2024 08:00

As Ilhas Selvagens localizam-se cerca de 300 Km a sul da Ilha da Madeira. São constituídas pela Selvagem Grande (2,45Km2), Selvagem Pequena (0,20Km2) e o Ilhéu de Fora (0,08 Km2) e são um centro vivo da ciência, podendo aprender-se muito através dos seus mares e território.

As Ilhas Selvagens constituem uma referência quando se fala de conservação da natureza, quer se trate de área marinha quer se trate de área terrestre. As Ilhas Selvagens constituíram a primeira área protegida de Portugal, criada em 1971. Uma expedição da National Geographic, em 2015, considerou que o mar das Selvagens se encontrava entre os mais pristinos do mundo.

Atualmente, a Reserva Natural das Ilhas Selvagens constitui a maior área marinha integralmente protegida de todo o Atlântico Norte, sendo uma clara demonstração da determinação do Governo Regional da Madeira (GRM) para a preservação dos Oceanos. Nenhuma região e nenhum país da Europa ousou ir tão longe nas suas políticas de conservação dos mares como a RAM, mesmo existindo convenções e estratégicas europeias que assim o determinam.

Para assinalar e comemorar os 50 anos desta Reserva, o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN), entidade gestora da Reserva, promoveu em abril do ano passado uma expedição a estas ilhas com cerca 40 investigadores, gestores e técnicos de 28 instituições, regionais, nacionais e internacionais. Foi a forma que o IFCN encontrou para chamar à atenção de todos, sobre a importância das Ilhas Selvagens e de todo o trabalho realizado ao longo destes 50 anos.

A equipa, multidisciplinar e marcada pela transversalidade e abrangência territorial, avaliou os habitats terrestres e marinhos. Abordou 11 áreas temáticas em terra e 12 no mar. Foram avaliados e inventariados grupos muito diversos desde os briófitos, moluscos e répteis terrestres, até aos campos de rodólitos que se encontram a maiores profundidades nos mares, passando pelas comunidades das zonas inter-marés à fauna costeira e pelágica.

Como plataforma logística de apoio de todo este trabalho, foi utilizado o navio Santa Maria Manuela, veleiro, antigo bacalhoeiro que navegou ao sabor do vento reduzindo ao máximo a pegada carbónica da expedição que se prolongou por 7 dias.

A visão subjacente a esta expedição passou por olhar o passado, avaliar o presente e preparar o futuro.

Hoje, no Museu da Eletricidade da Madeira será apresentado, como prometido, o relatório e programa de monitorização do trabalho realizado. Cada um dos grupos de trabalho apresentará as suas conclusões que estarão explanadas numa pequena publicação, tornando-se evidente que a Reserva Natural das Ilhas Selvagens está agora dotada de um Programa de Monitorização que permitirá uma avaliação continua do seu estado de conservação das suas espécies e habitats, que ao nível das políticas de conservação e tomadas de decisão da entidade gestora, IFCN, será fundamental. Realço a permanência e trabalho continuo e ininterrupto 24 horas por dia, 365 dias no ano do Corpo de Vigilantes da Natureza que com espírito de missão e sacrifício pessoal mantêm os objetivos estratégicos de conservação nestas ilhas e a soberania portuguesa do espaço.

Com maior complexidade, logística e financeira, estão os trabalhos no mar profundo. Julgo que aqui reside o maior desafio para o futuro, sendo que é importante ter presente que a área marinha desta reserva atinge profundidades superiores aos 3000 metros.

O que se passa nas Reserva das Ilhas Selvagens demonstra como deve ser a política de conservação da natureza. Os resultados obtêm-se a longo prazo, mas com determinação, empenho, visão, arrojo, como tem tido o GRM. Neste campo as políticas têm de ser responsáveis e não populistas.

Da parte do IFCN iremos continuar a trabalhar para que a expedição dos 100 anos da Reserva das Ilhas Selvagens seja um sucesso e que reflita o trabalho do IFCN e dos seus funcionários.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas