MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Ex-Presidente da Direcção da Académica da Madeira

10/03/2022 08:00

Nos últimos anos, a Académica da Madeira tem vindo a trabalhar nesta área através de diversos programas e actividades desenvolvidos, entre a comunidade estudantil da Universidade da Madeira, em colaboração com várias personalidades e entidades públicas e privadas.

Em 2017, criámos o programa YOU PRINT, WE PLANT (tu imprimes, nós plantamos), que venceria o Prémio Boas Práticas de Associativismo Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude em 2020. O programa tem como objetivo devolver à Natureza o número de árvores equivalente à quantidade total de papel utilizada pelo YOU PRINT — sistema autónomo de equipamentos impressores que realiza cópias, impressões e digitalizações, instalado e gerido pela Académica no Campus Universitário da Penteada.

Até ao momento, foram realizadas 29 acções de reflorestação no Parque Ecológico do Funchal, plantando 3.141 árvores nativas, como loureiros e faias, muitas das quais endemismos. Ao analisarmos os dados do sistema YOU PRINT, desde a sua criação, o papel consumido é equivalente ao de 217 árvores, o que significa que foram devolvidas à Natureza cerca de 14 vezes mais árvores do que aquelas consumidas.

Não bastando plantar é necessário assegurar que estas árvores têm uma oportunidade justa de sobrevivência, sem a competição desleal de plantas não-naturais dos bosques da Madeira, nem de resíduos, além de promover espaços de comunhão Homem-Natureza que não afecte o desenvolvimento das nossas florestas.

Estas acções também proporcionam a transmissão de valores como o companheirismo e o espírito de equipa na nossa comunidade académica.

Os jovens não são desinteressados ou apáticos. Os jovens não estão desmotivados ou despreocupados. A minha geração quer marcar a sua passagem neste mundo em constante mudança. Todos nós, porém, podemos ser essa mudança. Podemos trabalhar para um desenvolvimento sustentável de e para todos. Aqui, na Associação Académica, já iniciámos esse longo caminho.

O programa mais central da Académica da Madeira no que se refere ao incremento de literacia e cultura ambientais na comunidade académica é o Reciclar+. Através dele temos promovido a redução da utilização de suportes de plástico através: da aquisição de estruturas de apoio como uma fonte de água (para evitar o excesso de circulação de garrafas de plástico descartáveis) e 150 contentores de separação de resíduos no Campus da Penteada; do incentivo à utilização de garrafas reutilizáveis; das várias acções de limpeza nos espaços do Campus. Estas e outras iniciativas foram realizadas em conjunto com o Eco-Escolas da Universidade da Madeira.

Esta semana, foi hasteada a bandeira verde na Universidade da Madeira, referente à Escola Superior de Tecnologias e Gestão. Como toda comunidade escolar da Região sabe, esta é o símbolo do sucesso da implementação do Programa Eco-Escolas.

Há sempre espaço para fazer mais e melhor e, através da ajuda de todos, é possível desenvolver momentos de Educação Formal e Informal visando uma genuína cidadania ambiental.

A Académica da Madeira continuará a dar o seu contributo porque acreditamos que se ensina fazendo, mostrando como se faz e praticando o que se aprendeu.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas