MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Consultora, speaker e trainer

26/06/2025 08:00

Durante muito tempo, o retalho, em particular o segmento premium, viveu com uma certeza: se o produto for excelente e o atendimento for de excelência, o Cliente volta.

Hoje, o Cliente espera mais do que apenas um momento de luxo. Espera que a marca o acompanhe, o compreenda, o ajude a atingir os resultados que procura e esteja ao seu lado com sugestões de otimização, de novos produtos ou serviços. Tudo isto com um alto nível de personalização.

São muitas as empresas que investem tempo e recursos em formações a quem está na linha da frente e, em particular nas vendas, em desenhos de jornadas Cliente que se pretendem exemplares e isentas de pain points, entre outras iniciativas. Há, no entanto, um ingrediente que insiste em faltar em muitos casos – o chamado Customer Success (Cs) ou, se preferirmos aquilo que garante que as promessas feitas antes e durante a venda são realmente concretizadas. O Customer Success (Cs) é, cada vez mais, uma peça central numa estratégia integrada de Customer Experience (CX) e pressupõe não só prevenir o possível arrependimento após a compra de um produto ou a contratação de um serviço, mas também diminuir a chamada taxa de churn ou abandono/desistência.

Ao contrário do atendimento tradicional, que responde a problemas quando eles surgem, o Customer Success está assente numa lógica proativa sendo o seu objetivo mais do que apenas resolver. É, por nisso, na antecipação que reside o segredo. Mais do que ouvir o Cliente, uma correta estratégia de Customer Success deve procurar e determinar o valor que justificou a escolha da aquisição.

Esta lógica inicialmente adotada por empresas na área digital está hoje a ser adotada por outros sectores da indústria tradicional e está já bastante implementado em retalho no segmento premium.

É, por isso, fundamental que qualquer desenho de jornada de Cliente contemple a “viagem” desde o primeiro ponto de contacto até à fidelização e essa ocorre quando nos asseguramos que o Cliente, por um lado, atinge os resultados desejados com o produto ou serviço e, por outro, mantém uma ligação personalizada com a marca. Uma experiência coerente e diferenciada deve garantir que a promessa é entregue e, é nessa operação após a venda que se detetam e determinam melhorias chave para otimizar a jornada de forma integral.

Incorporar o Cs na estratégia do negócio e como parte da Customer Experience, vai muito para além de criar uma função ou mesmo departamento. É uma forma de estar nos negócios onde existe uma cultura de compromisso com os resultados do Cliente sendo, para isso, imprescindível medir o sucesso em valor real entregue e percebido o que vai para além de medir as vendas ou o NPS.

Muitas organizações falham neste ponto, já que, investem em tecnologia, treinam equipas, mas não ajustam a cultura. O verdadeiro impacto do Cs só acontece quando toda a empresa entende que o sucesso do Cliente é o seu próprio sucesso. Não basta ter Clientes, são necessários Clientes que compram, repetem a compra e recomendam.

Falar em Customer Success implica falar em Taxa de churn (taxa de cancelamentos ou abandono), implica falar em cross-sell e up-sell tendo por base o valor percebido pelos Clientes, implica falar em Clientes mais ligados e promotores da marca e implica feed-back qualificado para inovar e corrigir processos, procedimentos e comportamentos.

É evidente que uma experiência encantadora diferencia qualquer marca, mas é a capacidade de ajudar os Clientes a ter sucesso concreto que coloca a experiência num nível francamente superior.

Customer Success não é moda. É estratégia.

E, cada vez mais, será a base sobre a qual se constrói uma experiência verdadeiramente transformadora.

Vale a pena questionar:

Depois da venda, o que fazemos junto do nosso Cliente?

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas