MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

14/09/2022 07:55

Inquietava-me constatar que o concelho que congregava uma comunidade humana trabalhadora, criativa e resiliente; que o território que reunia os ex-libris e as paisagens mais emblemáticas do destino Madeira, não desempenhava o papel que lhe era devido no contexto Regional.

Confesso, mesmo, que, de entre as insuficiências diagnosticadas - que eram muitas -, havia, em especial, um facto que me perturbava: a «mais bela Baía do mundo» não dispunha de uma única unidade hoteleira, para acolher os turistas que a visitavam. Numa região turística de excelência, como é a Madeira, a oferta hoteleira da baixa da cidade, e do concelho de Câmara de Lobos no seu todo, era - e ainda é - desproporcional face ao seu valor intrínseco.

Afirmo que foi preciso "partir muita pedra" para realinhar o destino de Câmara de Lobos. Não foi fácil! Mas, com o espírito intrépido dos "xavelhas" que se fazem ao mar revolto, enfrentamos receios e preconceitos. Com a paciência dos "vilhões" que lavram a terra dura, transformamos este território numa terra dinâmica, desenvolvida e acolhedora.

Hoje, Câmara de Lobos é apetecível para viver e investir! Com muito esforço e luta, quebrámos o mito que esta era apenas uma terra de passagem. Hoje, Câmara de Lobos é a terra que cada vez mais pessoas escolhem para viver e admirar!

Para aqui chegar foi preciso ir muito além das "narrativas" e rejeitar as políticas instantâneas muito em voga, pois não há ilusão que resista ao teste da realidade. Por isso, com os olhos focados no futuro, congregamos vontades e encontramos na nossa identidade cultural, paisagística e patrimonial, a inspiração para construir políticas estruturantes e duradouras.

Há, contudo, ainda muito caminho a percorrer. Por isso, sem receios e temores, é preciso continuar a modernizar o concelho e afirmar a sua vocação turística, agrícola e piscatória. Com arrojo e realismo, é preciso combater os modismos, e comodismos, que resistem ao progresso. Com sabedoria e equilíbrio, é preciso continuar a modernizar a economia e atrair novos investimentos.

Câmara de Lobos não é uma "ilha à parte", como tal não somos alheios aos desafios globais atuais. Por isso, as nossas opções políticas, de âmbito local, devem concorrer para os desafios do desenvolvimento sustentável e para reforçar a coesão económico-social.

A criação da Área Protegida do Cabo Girão, a regeneração urbana das freguesias em curso ou a dinamização do projeto de arte de rua na baixa da cidade, são apenas alguns exemplos de que através da valorização do património e da sustentabilidade de recursos, é possível reforçar a competitividade e atratividade do concelho. A política de ordenamento do território prosseguida na última década, o investimento na educação e na capacitação das pessoas, a aposta na cultura e na valorização da nossa identidade ou a modernização do setor agrícola, são outros exemplos que é possível compatibilizar o progresso social e económico, preservando a nossa identidade e os nossos recursos.

Mais do que um concelho na moda, Câmara de Lobos é, sem dúvida, uma terra com futuro!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas