MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Nutricionista

23/10/2023 08:00

Água! Um bem essencial para nos nutrir.

Quem viveria se não existisse este elemento precioso? A água é fantástica em todas as suas características e funções!

A água é a água que cobre cerca de 71% da superfície da terra.

A água, é a água do mar, dos rios, dos lagos e das nascentes - casa de imensas espécies de seres vivos. É a água que se move com a corrente, que se recicla e chega, ainda, à maior parte de nós.

A água, é a água com capacidade de gerar energia.

A água, é a água que cai com a chuva e rega a terra, que é essencial para a ativação de enzimas que promovem a germinação das plantações, fundamentais à alimentação do homem.

A água, é a água que faz parte da composição dos alimentos, principalmente das frutas e vegetais.

A água, é a água que é preciso para amassar o pão e para cozer a sopa.

A água, é a água que temos, obrigatoriamente, de beber porque a água, é a água que existe em quantidades superiores a 50%, no organismo humano.

A água, é a água que regula a temperatura do nosso corpo.

A água, é a água que compõe o plasma sanguíneo e é o veículo de transporte de oxigénio, vitaminas e minerais para as nossas células.

A água, é a água que garante muitas reações químicas dentro do nosso corpo e elimina substâncias tóxicas através da urina, promovendo o nosso bem-estar.

A água, é a água que compõe as nossas células e tecidos e faz parte das nossas reservas de glicogénio, fonte essencial de energia.

A água é a água que protege algumas estruturas do nosso corpo, desde o cérebro até às articulações.

A água, é a água que faz parte da saliva e do suco gástrico, que regula o transito intestinal e é a água que ajuda a absorver e a excretar.

A água é vida! Sem água não poderíamos ter líquido amniótico para o crescimento das nossas futuras gerações!

A água! Muito mais poderíamos escrever, pois as suas propriedades são imensas. E também, muito mais poderíamos escrever, sobre sobre-exploração.

Tendo o último Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, tido o mote de "Água é vida. Água é alimento. Não deixe ninguém para trás.", é tempo de refletirmos ainda mais sobre este recurso natural finito.

Será que estamos a poupar água suficiente? Será que deixamos a torneira aberta e a água pingar? Será que temos cuidado quando tomamos banho ou lavamos as mãos ou os dentes? Será que poupamos quando lavamos a loiça ou a roupa? Será que regamos as plantações apenas nas horas de menos calor? Será que reutilizamos a água de lavagem e cozedura dos alimentos? Será que os governos estão a explorar este recurso da melhor forma?

Segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), apenas 2.5% da água é fresca, adequada para beber e para uso na agricultura e indústria. E o que é certo é que o "rápido crescimento populacional, a urbanização, o desenvolvimento económico e as mudanças climáticas estão a colocar os recursos hídricos do planeta sob crescente stress". De acordo com a FAO, corremos o risco de esticar este precioso recurso até um ponto sem retorno. E apesar de nós ainda termos acesso à água, existem já 2.4 biliões de pessoas, principalmente pequenos agricultores, indígenas, mulheres, migrantes e refugiados, que estão com dificuldades em suprir as suas necessidades.

Podemos dizer que poupamos água, mas será que não podemos, mesmo, melhorar ainda mais? Apesar de serem os líderes mundiais que têm o papel mais ativo na gestão de recursos e, da maioria das vezes, nos sentirmos impotentes nessa gestão, se cada um otimizar a poupança, com certeza, pouparemos mais. Por pouco que seja, ao menos fizemos a nossa parte!

Eu sei que tenho muito a melhorar. E vocês?

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas