MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

21/12/2022 08:00

Por vezes quando nos referimos à diáspora, normalmente associamos à necessidade da preservação cultural e transmissão da língua portuguesa aos descendentes numa perspetiva de manutenção de valores de uma portugalidade que é sempre positiva para as comunidades radicadas em países estrangeiros.

Contudo, seria um erro não aproveitar a gigantesca rede mundial que os nossos emigrantes dos diferentes continentes. Assim a diáspora também deverá ser vista numa perspetiva económica, não apenas num mercado de saudade, mas nas relações que se podem estabelecer entre as empresas portuguesas e da diáspora. Nesta perspetiva a AEP- Associação Empresarial de Portugal criou um site com o endereço www.redeglobal.pt., cuja inscrição é gratuita. Esta rede global da diáspora tem como objetivo divulgar pelas empresas portuguesas e das comunidades um leque alargado de contactos e oportunidades de negócios nos diferentes países.

O poderio económico de muitos emigrantes é importante para o crescimento económico da Madeira. A grande dinâmica empresarial que existe na Madeira deve-se aos ex-emigrantes, ou aqueles que mantêm negócios nos seus países de acolhimento assim como na Madeira. Não é por acaso que numa pequena volta pela nossa cidade, seja fácil de perceber a quantidade de negócios que é pertença de ex-emigrantes.

Poderemos ao nível económico aproveitar o peso e a importância da diáspora, não apenas numa perspetiva de investimento local, mas também aproveitando a enorme rede que é a nossa diáspora para exportar bens e serviços da Madeira e desta forma aumentar o mercado das empresas locais.

A grande proximidade que as autoridades governamentais regionais têm feito à nossa diáspora é importante para criar um clima de confiança, gerando mecanismos que agilizem e facilitem o investimento na Região. A captação deste invetimento é fundamental para ajudar ao desenvolvimento socio-económico.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas