MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz

6/07/2022 08:00

Ao falarmos em Feira do Gado ou Feira Agropecuária ninguém tem dúvidas do local onde se realiza o evento: é no Porto Moniz! Ninguém duvida também de que se trata de uma Feira Regional, na medida em que diz muito a todos os madeirenses, mas é preciso que não haja prurido de dizer que se realiza no Porto Moniz, que mais não seja por respeito à população deste concelho que tanto acarinha este evento e tão bem recebe todos quantos, por estes dias, nos visitam.

Costumo muitas vezes dizer que o que bom que se faz em qualquer concelho da Madeira é positivo e traz retorno à Região no seu todo. Devemos por isso trabalhar em conjunto, deixando cada um "brilhar" na sua vez, sem bairrismos e sem rivalidades estéreis.

A Feira do Gado é no Porto Moniz. Recebemos milhares de pessoas que depois de visitarem os expositores, de fazerem o seu piquenique, muitas vezes com a tradicional espetadinha, descem até à Vila e usufruem da excelente qualidade das nossas piscinas naturais.

A Feira do Gado é no Porto Moniz. As entidades locais colaboram ativamente de modo a que este evento organizado pelo Governo Regional decorra, em todas as edições, da melhor forma possível.

Os tempos mudaram e, a cada edição que passa, recordamos com saudosismo as dezenas de agricultores que, dedicados à pecuária familiar, sem meio de transporte adequado, levavam, a pé, a sua "rês" (muitas vezes a única) para expor na Feira do Gado. Faziam-no com brio, com vaidade pelo resultado do trabalho e pela boa apresentação de um animal criado quase exclusivamente a erva cortada de foice e transportada aos ombros até aos palheiros.

A alegria na hora de receber o troféu e uma ou duas sacas de ração transparecia no brilho dos olhos de quem havia dedicado horas a um bovino que era um importante contributo para o sustento do agregado familiar. Hoje, como antes, mais do que o valor do prémio está em causa o merecido reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação.

Todos os habitantes do concelho do Porto Moniz sempre nutriram especial carinho pelo evento da Feira, com especial destaque para aqueles que vivem na zona alta do Porto Moniz e que aguardavam, com impaciência, um ano inteiro, para a chegada da Festa da Santa e da Feira do Gado.

O tempo passou, a agricultura e a pecuária evoluíram, mas ainda assim deve ser valorizado o trabalho de todos os atuais expositores, pois são eles que contribuem para que se mantenha e se conserve a génese da Feira. Da Nossa Feira. Da festa que valoriza verdadeiramente o agricultor e o criador de gado, gente que persiste nestas atividades muito pelo gosto e menos pelos apoios, manifestamente insuficientes para persistir, não houvesse carolice e gosto pela atividade.

A cada edição que passa continuam a ser muitos os que se lembram da magia das primeiras décadas em que se realizou a Feira do Gado e já a partir de amanhã, e até ao próximo domingo, ao visitarmos a Feira do Gado teremos oportunidade de conhecer muitas das novidades do setor primário, mas também de voltar a reviver a alegria dos nossos antepassados. No Porto Moniz!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas