O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira registou mais de 50 ocorrências relacionadas com o mau tempo que tem estado a afetar o arquipélago, entre as quais 21 quedas de árvores e três quedas de redes elétricas.
Em comunicado, a autoridade regional indica que foram empenhados 112 operacionais e 53 meios técnicos, não havendo registo de feridos.
Foram sinalizadas ocorrências em toda a ilha da Madeira, com mais incidência nos concelhos da costa sul, nomeadamente Funchal (14), Machico (12) e Santa Cruz (11), mas também em Câmara de Lobos (quatro), Ribeira Brava (quatro) Ponta do Sol (duas) e Calheta (duas).
O Funchal foi mesmo o concelho mais afetado durante a noite, sendo que, no balanço efetuado às 22 horas de quinta-feira, havia apenas quatro ocorrências relacionadas com o mau tempo.
Os concelhos da costa norte - Porto Moniz, São Vicente e Santana – foram os menos afetados, com registo de apenas uma ocorrência em cada um.
Além da queda de árvores e de redes elétricas, a Proteção Civil sinalizou, entre outras, seis movimentos de massa, uma inundação e seis quedas de estruturas.
“Todas as ocorrências foram prontamente resolvidas pelo patamar municipal”, refere a autoridade regional.
O arquipélago da Madeira vai estar sob avisos de mau tempo até sábado, devido à passagem da depressão Francis, com chuva, vento e agitação marítima fortes, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sendo que as condições meteorológicas adversas estão a afetar a região desde a tarde de quarta-feira, 31 de dezembro.