A Marinha Portuguesa coordenou o resgate de uma passageira do navio de cruzeiro “ALLURE OF THE SEAS”, que se encontrava a navegar a cerca de 123 milhas náuticas (aproximadamente 228 quilómetros), a sudeste da Ilha da Madeira ao início da noite de ontem, 31 de outubro.
A operação foi realizada através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), juntamente com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), Força Aérea Portuguesa e com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM).
Segundo a informação veiculada pela Marinha, “o alerta foi recebido no MRSC Funchal pelas 20h20, por contato telefónico do Navio de Cruzeiro ‘ALLURE OF THE SEAS’, a informar que uma passageira necessitava um resgate médico urgente. Tendo em conta o quadro clínico da vítima, foi necessário embarcar uma Equipa Medicalizada de Intervenção Rápida ativada anteriormente pelo SRPC IP-RAM, que embarcou a bordo da aeronave.
O resgate terminou pelas 00h45, tendo o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa aterrado no Aeroporto da Madeira e feito o transbordo para uma ambulância dos Bombeiros Sapadores Santa Cruz, que procedeu ao transporte da vítima para unidade hospitalar.
O Comando Local da Polícia Marítima tomou conta da ocorrência.