MADEIRA Meteorologia

Taxa turística cobrada aos passageiros de cruzeiros em Lisboa a partir de 1 de janeiro

Data de publicação
20 Dezembro 2023
21:40

A Câmara de Lisboa e o Porto de Lisboa assinam na quinta-feira um protocolo que regulamenta a cobrança da taxa turística aos passageiros de cruzeiros, a partir de 01 de janeiro de 2024, disse hoje fonte da empresa.

De acordo com a fonte da Porto de Lisboa, a taxa turística de dois euros vai começar a ser cobrada aos passageiros de cruzeiros “logo a partir do dia 01 de janeiro”.

Num comunicado hoje divulgado, a Câmara de Lisboa especifica que este protocolo pretende regular “os procedimentos de liquidação e cobrança, com o valor unitário de dois euros, por passageiro que desembarque de navio de cruzeiro” em Lisboa.

A autarquia recorda ainda que a “cobrança desta taxa turística estava previsto ter entrado em vigor em janeiro de 2016, mas tal nunca aconteceu”.

“Com a assinatura deste protocolo e implementação desta medida é criado um regime de tratamento de igualdade entre todos os turistas que visitam a nossa cidade e que pagam a referida taxa nos hotéis e alojamentos de Lisboa”, acrescenta.

Também em comunicado, a Porto de Lisboa explica que a taxa turística vai ser cobrada aos operadores, através da plataforma utilizada pelos portos nacionais, a Janela Única Logística, que gere todos os processos que envolvem as escalas de navios comerciais e outros.

De acordo com a Lisbon Cruise Port, empresa responsável pela gestão do Terminal de Cruzeiros do Porto de Lisboa, passam por Lisboa cerca de 500 mil passageiros por ano, pelo que a Porto de Lisboa estima que, “mantendo este fluxo, [a taxa] permite uma receita adicional de um milhão de euros”.

A assinatura do protocolo conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), e do presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia.

A taxa turística na cidade de Lisboa começou a ser aplicada em janeiro de 2016 sobre as dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros nas unidades hoteleiras ou de alojamento local.

Inicialmente era de um euro por noite, mas a partir de janeiro de 2019 aumentou para dois euros. Os passageiros dos navios de cruzeiros que desembarcam na capital nunca pagaram esta taxa.

Depois de várias intervenções a reclamar a cobrança aos passageiros dos navios de cruzeiros, Carlos Moedas conseguiu um acordo com a Administração do Porto de Lisboa para resolver a situação.

“Conseguimos assim o que ninguém conseguiu em sete anos. Colocar os cruzeiros a pagar para servirmos melhor os lisboetas. Esta é uma medida de elementar justiça. Era difícil perceber as razões que justificavam manter-se durante todo este período sem ninguém se preocupar ou cumprir o que estava definido”, afirmou na sexta-feira o social-democrata numa declaração escrita enviada à agência Lusa.

Segundo o autarca, a cobrança da taxa aos passageiros de cruzeiros “vai permitir reforçar os investimentos na cidade, em especial na higiene urbana”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas