O município da Ribeira Brava marcou presença no Seminário Nacional Eco-Escolas 2026, que decorreu entre os dias 22 e 25 de janeiro, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
O encontro reuniu coordenadores do Eco-Escolas, técnicos municipais e profissionais da educação ambiental de todo o país, com o objetivo de refletir sobre estratégias educativas, boas práticas e políticas públicas orientadas para a sustentabilidade.
A Câmara Municipal assegurou a participação dos responsáveis pelo Programa Eco-Escolas das várias entidades do concelho e integrou o técnico municipal Dinarte Spínola e o vice-presidente, Hélder Gomes, responsável pelos pelouros da Educação e do Ambiente, sublinhando “a relevância estratégica que o município atribui à educação ambiental, à cidadania ativa e à promoção da sustentabilidade, numa abordagem transversal que abrange todas as fases da vida, desde a infância ao envelhecimento ativo”.
Para o vice-presidente, a participação neste seminário demonstra o investimento e a importância que a autarquia atribui à educação ambiental, de uma forma consciente e responsável. “Não se trata de uma despesa, mas de uma aposta clara no futuro do concelho, na formação de cidadãos mais informados, participativos e comprometidos com a sustentabilidade”, referiu, acrescentando que “é através do trabalho em equipa, da proximidade às escolas e da cooperação entre instituições que se constroem comunidades mais resilientes e preparadas para os desafios ambientais”.
A participação neste encontro contou com representantes da Creche do Campanário, da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, das Escolas EB1/PE da Ribeira Brava, Serra de Água, Tabua, Corujeira e Campanário, bem como da Universidade Sénior da Ribeira Brava e constituiu um momento enriquecedor de partilha, aprendizagem e contacto com outras realidades, permitindo reforçar conhecimentos e integrar novas práticas que serão agora aplicadas no contexto local.
A Ribeira Brava afirma-se, assim, “como um concelho comprometido com a educação para a sustentabilidade, educando hoje para proteger o amanhã”.