A Secretaria Regional da Inclusão, Trabalho e Juventude realizou hoje, uma cerimónia de assinatura dos Contratos de Concessão de Incentivos (CCI).
Este é um programa de apoio ao empreendedorismo promovido pelo Instituto de Emprego da Madeira (IEM). Paula Margarido, secretária regional da Inclusão Trabalho e Juventude afirma que “este projeto não é recente e tem vindo a apresentar resultados significativos ao longo dos últimos anos. Só nos sete projetos mais recentes, vão permitir nove postos de trabalho, o investimento totalizou 207 mil euros, dos quais 109 mil euros correspondem a investimento público, através do IEM, com recurso a apoios comunitários do Fundo Social Europeu”, explicou.
“A iniciativa tem como principal objetivo apoiar pessoas em situação de desemprego na criação do seu próprio emprego, através do lançamento de pequenas empresas em áreas consideradas estratégicas e relevantes pelo IEM. Desde 2015 até à presente data, no universo de 598 projetos apoiados, foi possível criar um total de 997 postos de trabalho, números que evidenciam o impacto positivo do programa na região”, afirmou a governante.
Segundo a secretária, “a mensagem central passa por transformar momentos de fragilidade económica em oportunidades reais de crescimento. Numa situação de fragilidade, é possível criar uma verdadeira oportunidade de emprego e de criação de empresas”. Paula Margarido explica ainda que “um dos projetos apoiados começou há cerca de quatro anos com apenas um posto de trabalho e hoje conta com 14 colaboradores”.
Desde a criação do projeto CRIEE (Criação de Empresas e Emprego) e do CPE (Criação do Próprio Emprego), o Governo Regional já apoiou 646 empreendedores, permitindo a criação de 997 postos de trabalho, com um investimento público acumulado superior a 10,8 milhões de euros.
“Nesse sentido, e em resposta a um desafio lançado pelo Presidente do Governo Regional, está já confirmada a realização da Feira do Empreendedor ainda este ano, uma iniciativa que pretende dar maior visibilidade aos projetos apoiados e incentivar a criação de novas oportunidades empresariais na região”, concluiu.