MADEIRA Meteorologia

Presidenciais: Líder da IL quer que boletins de votos só tenham candidatos aceites

Data de publicação
11 Janeiro 2026
15:43

A líder da Iniciativa Liberal defendeu hoje que é preciso “olhar para os procedimentos todos” para evitar que em próximos atos eleitorais os boletins de voto tenham candidatos que não foram aceites, como acontece nestas eleições presidenciais.

“Não posso deixar de assinalar o caricato que é estarmos a votar com um boletim de voto que tem mais candidatos do que aqueles que efetivamente vão a votos”, disse aos jornalistas Mariana Leitão, antes de votar antecipadamente na Cidade Universitária, em Lisboa.

O Tribunal Constitucional não admitiu as candidaturas às eleições presidenciais de Joana Amaral Dias, Ricardo Sousa e José Cardoso, após não terem corrigido no prazo estipulado irregularidades que tinham sido identificadas, mas os três nomes constam do boletim de voto juntamente com os 11 candidatos oficiais.

“Não pode voltar a acontecer uma coisa deste género e, portanto, é preciso olhar para os procedimentos todos, inclusivamente eventuais questões que seja necessário aprimorar na legislação, para que nunca mais se repita um episódio deste género”, defendeu.

A líder da IL foi um dos mais de 218 mil eleitores que se inscreveram para votar hoje antecipadamente, uma possibilidade que a também deputada considerou, “sem dúvida”, importante.

“Todas as ferramentas que permitam às pessoas uma maior flexibilidade no voto são boas e, pelo que vejo aqui na afluência à Cidade Universitária, está muita gente a votar, o que é muito bom sinal. Também se inscreveram muitas pessoas e, portanto, tudo indica que as pessoas se estão a mobilizar. E isso é muitíssimo bom sinal e eu espero que entre hoje e o próximo domingo [dia 18] muita gente vote”, declarou.

Mariana Leitão lembrou que “todos os votos contam” e salientou que “é muito importante que as pessoas votem por convicção, na sua primeira escolha, na pessoa que acreditam que pode fazer a diferença no país”.

“É para isso que devemos exercer o nosso direito de voto, como forma de manifestar essa nossa vontade, essa nossa convicção, sem nos deixarmos condicionar pelos discursos de uns ou pelos discursos de outros, mas sim em consciência com aquilo que acreditamos. É isso que estou aqui a fazer hoje”, acrescentou.

Para a líder da IL, estas eleições presidenciais são “quase um momento histórico” para Portugal.

“Há décadas que não tínhamos uma eleição tão renhida para umas eleições presidenciais. E, por isso mesmo, [o] primeiro passo [é] vir votar. É fundamental exercermos o nosso direito de voto e votarmos em quem acreditamos que tem mais condições, mais competências para conseguir ser transformador para o país, para conseguir levar o país para onde o país precisa de ir, para que todos nós possamos viver melhor e que o país possa-se desenvolver mais”, reiterou.

Leitão admitiu ainda que vai juntar-se novamente esta semana à campanha de João Cotrim Figueiredo, o candidato presidencial apoiado pela Iniciativa Liberal.

“Já estive na campanha, já estive em momentos na pré-campanha, certamente estarei na próxima semana e, certamente, estarei na segunda volta, quando chegarmos a esse momento”, comprometeu-se.

Os portugueses elegem o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa no dia 18, numas eleições com recorde (11) de candidatos e cuja segunda volta, a realizar-se, decorrerá em 08 de fevereiro.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do espetáculo de fogo de artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas