MADEIRA Meteorologia

Portugal com comité para prevenir risco em bens culturais em situações extremas

Data de publicação
06 Maio 2025
20:14

A vice-presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) em Portugal anunciou hoje a criação de um comité que visa a prevenção do risco em bens culturais, em caso de conflito armado ou de catástrofe natural.

“Foi aprovada a minha proposta para a criação do comité ‘Blue Shield’ [Escudo Azul] em Portugal, para a proteção de bens culturais em caso de conflito armado, de desastre natural e erro decorrente da ação humana. Estamos neste momento em fase de instalação e a acabar a proposta de estatutos para podermos depois formar a associação”, revelou Ana Paula Amendoeira.

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolheu, esta tarde, a Conferência Internacional Património Resiliente face a catástrofes e conflitos, organizada pelo Património Cultural, Instituto Público e ICOMOS Portugal.

De acordo com Ana Paula Amendoeira, o Escudo Azul funcionará como uma associação sem fins lucrativos, constituída por organismos governamentais e não governamentais: bibliotecas, arquivos, museus e monumentos, bem como património construído, “sendo ainda importantíssimo ter o Ministério da Defesa e Proteção Civil”.

“Todas estas entidades são fundamentais para tratarmos do património cultural de uma forma sistémica, abrangente e caracterizarmos e diagnosticarmos os riscos. Só assim poderemos ter planos de prevenção ou de mitigação dos vários riscos a que o património está sujeito”, justificou.

À margem da conferência, a vice-presidente do ICOMOS sublinhou a importância da criação deste comité em Portugal, que irá “diagnosticar os riscos do património e preparar planos de prevenção de riscos e de operacionalização, tendo em conta as normas internacionais”.

“Seria um bom resultado e um bom objetivo cumprido ter a metodologia criada nos primeiros cinco ou seis meses de vida do comité”, acrescentou.

Segundo Ana Paula Amendoeira, o ‘Blue Shield’ tem também o objetivo de contribuir para a educação, sensibilização, prevenção e adaptação às alterações climáticas.

“Nós não podemos travar as alterações ambientais e climáticas. O que podemos é ter mecanismos de prevenção e de adaptação das comunidades e do património às alterações climáticas”, alegou.

A Rede Blue Shield é uma organização internacional dedicada à proteção do património cultural em situações de conflito armado, desastre natural ou outras emergências.

Foi criada com base na Convenção da Haia de 1954, visando a proteção de bens culturais em caso de guerra.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas