Portugal continental registou 815 ocorrências entre as 00:00 e as 18:00 de hoje devido ao mau tempo, principalmente inundações, a maioria na Área Metropolitana do Porto, seguindo-se a região do Algarve, avançou fonte oficial da Proteção Civil.
Em declarações à Lusa, o oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Rui Oliveira indicou que, até às 18:00, registou-se “um total de 815 ocorrências, sendo que destas o maior número, 506, diz respeito a situações de inundação”, seguidas de “103 limpezas de via, 97 quedas de árvores, 54 quedas de estruturas e 50 relacionadas com movimentos de massa” ou deslizamentos de terras.
“Destas ocorrências, a maioria registaram-se na Área Metropolitana do Porto, com 231, seguido depois da região do Algarve, com 149, e região de Aveiro, com 96”, referiu.
No conjunto das 815 ocorrências, houve “um empenhamento de 902 meios terrestres e 2.291 operacionais”, acrescentou Rui Oliveira.
A ANEPC registou, até às 18:00, uma vítima mortal e 28 feridos, dois dos quais graves, na região do Algarve, devido a um “evento extremo de vento”, disse ainda.
Segundo oficial de operações da ANEPC, com base na previsão do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), a tendência será para “haver um desagravamento” das “condições meteorológicas”, que, aliás, se tem notado, pois “já começa a diminuir o número de ocorrências”.