MADEIRA Meteorologia

Marcelo pede solidariedade para com refugiados em Portugal e rejeita “visões egoístas”

Data de publicação
20 Junho 2025
9:28

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que “este é o momento para demonstrar solidariedade para com os refugiados que procuram Portugal”, pedindo ações nesse sentido e rejeitando “visões egoístas da comunidade”.

Numa mensagem publicada no ‘site’ oficial da Presidência da República, a propósito do dia mundial do refugiado, o chefe de Estado salienta que “a persistência e o agravamento dos conflitos, a crise climática, as complexas e perigosas inter-relações entre estes problemas, bem como os recentes cortes na ajuda humanitária forçam, neste ano de 2025, mais de 122 milhões de pessoas a abandonarem as suas casas em busca de segurança e proteção”.

Realçando que a Organização das Nações Unidas (ONU) pede solidariedade para com os refugiados, o Presidente da República português associa-se a este apelo.

“Este é o momento para demonstrar solidariedade para com os refugiados que procuram Portugal, honrar as suas histórias e mostrar apoio inabalável à sua situação”, lê-se na mensagem.

O chefe de Estado português avisa que esta solidariedade expressa-se “por ações, entre as quais a criação de condições condignas de acolhimento e a promoção de políticas de proteção”.

“Só assim se poderá priorizar um princípio de humanidade compartilhada, em detrimento de visões egoístas da comunidade”, acrescenta.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas