MADEIRA Meteorologia

IA pode agravar e também minimizar efeitos da pirataria - diretor-geral da FEVIP

Data de publicação
15 Maio 2025
16:19

O diretor-geral das associações FEVIP e GEDIPE disse à Lusa que a inteligência artificial (IA) pode agravar e também minimizar os efeitos da pirataria, mas é preciso cuidado para não pôr a raposa a tomar conta do galinheiro.

António Paulo Santos falava à Lusa à margem do III Colóquio Internacional sobre Pirataria de Conteúdos Audiovisuais - Inteligência Artificial e Pirataria Digital, organizado pela Polícia Judiciária e FEVIP, que está a decorrer na sede da PJ, em Lisboa.

“A inteligência artificial pode agravar a situação, mas também pode ajudar a minimizar os efeitos da pirataria”, considerou o organizador do colóquio, quando questionado sobre se o desafio da IA.

Portanto, “é uma ferramenta que tem que ser bem percebida e tirar o que tem de proveitoso para este combate” à pirataria, prosseguiu o responsável.

Contudo, a inteligência artificial “é mais uma ferramenta, é mais uma tecnologia que nos vai obrigar a um grande esforço”, apontou António Paulo Santos, referindo ser um desafio “muito grande”.

Agora, “não tenho nada contra a inteligência artificial, pelo contrário”, referiu.

“Mas temos de ter cuidado, porque nós podemos estar a criar - eu costumo dizer isto até por brincadeira - estamos a dar poder a uma máquina como se estivéssemos a ensinar uma raposa a tomar conta do galinheiro”, considerou.

“E nós, espécie humana, temos de ter cuidado com isso, temos de pensar isto muito bem” e saber “porque é que queremos, para onde vamos”, considerou.

“É algo que devemos refletir”, reforçou António Paulo Santos.

O colóquio é organizado pela PJ e FEVIP - Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais, com o apoio da GEDIPE - Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autores e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais, com colaboração da Mapinet.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas