MADEIRA Meteorologia

Governo: Secretários de Estado no Ministério da Presidência aumentam para três

Data de publicação
05 Junho 2025
22:50

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, passa a ter três secretários de Estado, depois de assumir a pasta da comunicação social, que transitou de outro Ministério, com a Imigração a passar a ter designação formal.

No Ministério da Presidência continua Rui Armindo Freitas agora como secretário de estado Adjunto da Presidência e Imigração, tendo sido também nomeado Tiago Macieirinha para a Presidência do Conselho de Ministros e João Valle e Azevedo para a Presidência.

Empresário e administrador de empresas do setor da comunicação social e do têxtil, o vimaranense Rui Armindo Freitas é licenciado em economia e possui um mestrado em Corporate Finance.

Tiago Macieirinha é doutorado em Direito e professor universitário nas áreas do Direito e do Contencioso Administrativo, do Direito Constitucional e do Direito da Saúde, tendo sido assessor jurídico do primeiro-ministro nos XIX e XX Governos Constitucionais.

Com 46 anos, João Valle e Azevedo foi eleito deputado nas últimas duas legislativas pelo círculo de Lisboa, era vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD, doutorado em Economia pela Universidade de Stanford, docente universitário e economista no Banco de Portugal.

Em relação ao XXIV Governo, Leitão Amaro afastou Paulo Lopes Marcelo de secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Rui Armindo Freitas passa a assumir formalmente a pasta da Imigração, que junta à atribuição de Adjunto da Presidência.

Rui Armindo Freitas tem sido, a par de Leitão Amaro, um dos rostos das alterações da política do Governo em relação à política migratória.

De acordo com uma nota publicada hoje à noite no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu do primeiro-ministro a proposta do conjunto de secretários de Estado, que aceitou.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, é o único que não tem qualquer secretário de Estado, depois de este Ministério ter ficado sem o desporto, que passou para a pasta da Juventude, e sem a tutela da comunicação social, que passou para o ministério de Leitão Amaro.

O Presidente da República deu hoje posse ao primeiro-ministro e aos 16 ministros do XXV Governo Constitucional, o segundo executivo PSD/CDS-PP chefiado por Luís Montenegro.

A posse dos secretários de Estado está marcada para sexta-feira, às 12:00, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas