A Fundação Santander Portugal, em parceria com a Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, abriu as candidaturas para a atribuição de 200 bolsas, cada uma com o valor de 750 euros.
De acordo com um comunicado enviado às redações, as bolsas destinam-se a financiar as despesas que os voluntários possam ter durante dois meses do período de voluntariado, como alimentação, transporte ou dinheiro de bolso. As despesas do terceiro mês serão suportadas pela Fundação JMJ, adianta a referida nota.
Os voluntários deverão disponibilizar-se durante oito horas diárias, entre 15 de maio e 14 de agosto, escolhendo as seguintes áreas de trabalho:
Mais adianta que as bolsas serão atribuídas na proporção de 90% a cidadãos portugueses e 10% a candidatos estrangeiros e os interessados devem inscrever-se até ao dia 30 de abril na plataforma digital do Santander.
Os candidatos à bolsa devem ter idade igual ou superior a 18 anos, bons conhecimentos de uma das cinco línguas oficiais da Jornada Mundial da Juventude (português, inglês, espanhol, francês e italiano) e comprometerem-se com um período de três meses de voluntariado - de 15 de maio a 14 de agosto de 2023 - incluindo o período de realização do encontro.
Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal, destaca a importância destas bolsas na formação e no desenvolvimento pessoal dos voluntários: "As bolsas vão ajudá-los a viver uma experiência única, certamente inesquecível, conhecendo por dentro a organização de um dos maiores eventos mundiais e entrando em contacto com pessoas de diferentes países e das mais diversas culturas."
A direção de recursos humanos da Fundação JMJ Lisboa 2023 reforça que a atribuição destas bolsas é um apoio importante para a mobilização dos jovens que se pretendam voluntariar a tempo inteiro para este grande encontro internacional com o Papa Francisco.
Bruna Nóbrega