MADEIRA Meteorologia

Eleições: “É muito importante que toda a gente vá votar e cada voto vale o mesmo”, diz Rui Tavares

Data de publicação
10 Março 2024
11:39

O porta-voz do Livre Rui Tavares apelou hoje aos portugueses para que participem na votação para as eleições legislativas antecipadas, salientando que cada voto “vale o mesmo”, haja “mais ou menos dinheiro na conta”.

O deputado único falava aos jornalistas na Escola Secundária São Vicente, em Lisboa, depois de ter exercido o seu direito ao voto, altura em que deixou um apelo para a participação eleitoral neste domingo.

“Este dia em que somos todos iguais, em que o voto vale o mesmo para cada um e cada uma, não há quem tenha mais dinheiro na conta e menos dinheiro na conta, o voto vale ao mesmo”, apontou.

O dirigente do Livre e cabeça-de-lista por Lisboa considerou ainda que a abstenção em atos eleitorais “é sempre uma preocupação” tal como a “atualização dos cadernos eleitorais”.

“É muito importante que toda a gente vá votar, que toda a gente exerça o seu direito, mas também é o dever de todos nós como cidadãos da mesma comunidade, do mesmo país, participar na definição dos destinos desse país”, apelou.

O historiador notou que o período de campanha e sobretudo pré-campanha “foi muito longo” uma vez que teve aproximadamente início em novembro, mês no qual o primeiro-ministro, António Costa, apresentou a demissão.

“Nós esforçamo-nos durante uma campanha inteira para divulgar as nossas ideias, toda a gente dá o máximo, mas depois chega a este dia em que acordamos e dizemos: as pessoas mesmo é que vão escolher, o que as pessoas escolherem é o que a gente vai aceitar”, afirmou.

Rui Tavares rejeitou nervosismos para já, acrescentando que vai passar a tarde com a família até à noite eleitoral do partido, que terá lugar no Teatro Thalia, em Lisboa.

As mesas de voto estarão abertas até às 19:00 em Portugal Continental e na Madeira, enquanto nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.

Concorrem a estas legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.

Nas legislativas anteriores, em 30 de janeiro de 2022, a taxa de abstenção situou-se nos 48,54%, tendo-se verificado uma descida em relação às legislativas de 2019, nas quais a taxa de abstenção atingiu o número recorde de 51,43%.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas