MADEIRA Meteorologia

Mau Tempo: Concelho de Soure debate-se com a Kristin e com as cheias

Data de publicação
31 Janeiro 2026
16:05

O risco da situação de cheia no concelho de Soure se agravar nos próximos dias está a levar os bombeiros voluntários e a câmara a lançar alertas à população, que ainda não se refez das consequências da tempestade Kristin.

Hoje ainda há no concelho localidades sem luz e comunicações, o fornecimento de água ainda não está completamente reposto, mas há outra água a caminho e as preocupações acrescidas.

Em declarações à agência Lusa, tanto o comandante dos Bombeiros Voluntário de Soure, João Paulo Contente, como o presidente da Câmara, Rui Fernandes, disseram recear muito as chuvas que estão previstas cair na próxima semana, com início já na noite de domingo para segunda-feira.

“Na noite de quinta para sexta-feira já tivemos a subida do leito do rio Arunca, que afeta a baixa da vila de Soure e as localidades a montante como Sobral, Simões e Netos ficaram com vias submersas (...) Estamos agora preocupados com as descargas controladas que vão ser feitas a partir de domingo, que vão provocar cheia na parte norte do concelho”, disse o comandante dos bombeiros.

João Paulo Contente explicou que Soure está em situação de emergência e especificou que nas próximas 24 a 48 horas as cheias vão chegar à Granja do Ulmeiro e Figueiró do Campo, freguesias que encostam a Montemor o Velho, na margem esquerda do rio Mondego, porque haverá cheias controladas, com descargas a montante.

“As pessoas nesses locais já estão informadas. Algumas localidades já tiveram ajuda dos bombeiros para retirar bens”, disse, adiantando que também na própria baixa da vila de Soure já foram ajudados oito utentes de um lar, que tiveram de ser levados para pisos superiores.

A ministra do Ambiente alertou hoje, durante uma visita às zonas afetadas de Alcácer do Sal, Setúbal, para um agravamento das condições meteorológicas na próxima semana, manifestando preocupação com as regiões Norte e Centro do país, principalmente com as regiões do Mondego, Douro, Águeda e Tejo.

À Lusa, o comandante dos bombeiros, João Paulo Contente, lembrou que o trabalho de prevenção que está a ser feito devido às inundações foi também feito antes da chegada da tempestade na madrugada de quarta-feira, com aconselhamento junto da população com maior risco.

Recorda que nesse dia começaram imediatamente a receber chamadas, com pessoas que ficaram presas em estradas, com a queda de árvores.

Muitas foram também as pessoas que se dirigiram aos bombeiros para saber se havia situações graves em determinados locais, por não conseguirem falar com familiares.

Apenas uma operadora de rede de telemóvel esteve sempre a funcionar, embora com alguma interrupções.

Também a rede SIRESP falhou.

“Tivemos muitas dificuldades nas comunicações em alguns locais (...). O SIRESP é como se fosse um telemóvel, só faz comunicação apanhando a rede através das antenas de rede móvel”,que ficaram danificadas, explicou.

Mesmo assim, o comandante contou que ao fim da manhã de quarta-feira, as vias principais ficaram desobstruídas, havendo ainda hoje estradas afetadas por quedas de árvore e postes elétricos.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas