MADEIRA Meteorologia

Críticas dos portugueses à Justiça são risco para a democracia

Data de publicação
16 Julho 2024
8:20

O investigador Pedro Magalhães, um dos autores de um inquérito que aponta vários problemas na justiça portuguesa, considera que a perceção sobre o sistema judiciário pode colocar em causa a democracia plena em Portugal.

Para uma “democracia plena”, não bastam eleições livres, o “acesso à Justiça é também visto como um aspeto central”, referiu à Lusa o investigador do inquérito feito pelo Instituto de Políticas Públicas e Sociais (IPPS) do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, hoje tornado público, integrado no relatório “O Estado da Nação e as Políticas Públicas 2024”, totalmente vocacionado para o sistema de Justiça.

Para o investigador, as dúvidas quanto à eficácia e justiça do sistema judicial podem “afetar a crença na própria democracia como regime político.

“Em 2012 e em 2021, o European Social Survey mediu as avaliações que os europeus fazem de vários aspetos do funcionamento das suas democracias” e “a igualdade perante a lei e a justiça era um dos aspetos mais valorizados”.

Portugal, no entanto, era um dos países onde havia “um maior desfasamento entre a importância dada a esse aspeto e avaliação da sua concretização”, recordou o investigador.

Então, a desigualdade perante a lei “era vista como um dos maiores défices democráticos no nosso país”, algo que se torna evidente com os resultados deste inquérito.

De acordo com o estudo, “74% dos inquiridos consideram que a Justiça funciona ‘Mal’ ou ‘Muito Mal’”, uma avaliação que é a mais negativa feitas pelos inquiridos sobre serviços ou estruturas públicas, abaixo do Parlamento, Governo ou Sistema Nacional de Saúde.

Numa avaliação mais detalhada ao sistema de Justiça, as considerações “menos positivas concentram-se no desempenho geral do sistema, incluindo rapidez, eficácia e eficiência”.

O estudo indica que os portugueses consideram que os políticos não têm resposta para os problemas, uma questão de Pedro Magalhães diz compreender.

“Acho compreensível que, entre o público em geral, haja a perceção maioritária de que os partidos políticos não têm resposta para os problemas da Justiça”, porque, “noutros domínios, como a saúde, a educação, ou as pensões, os assuntos são também muito complexos, mas as possíveis soluções arrumam-se de uma forma mais ou menos reconhecível para as pessoas do ponto de vista ideológico, em termos de ‘esquerda’ e ‘direita’, por exemplo”, salientou.

No entanto, na justiça “não é evidente” o que são “soluções de esquerda” ou “soluções de direita”, disse, recordando que, em muitos casos, os “mesmos partidos tendem a defender propostas para esta área um pouco diferentes consoante estejam no governo ou na oposição” e os efeitos dos “pactos para a Justiça” não foram “evidentes para a generalidade da população”.

Apesar disso, Pedro Magalhães recusa fatalismos e defende que o país deve olhar “para os casos em que as avaliações do funcionamento da Justiça e a confiança nela melhoraram significativamente nas últimas duas décadas”, referindo-se a países como a Holanda, Eslováquia ou Lituânia.

“Tudo o que ajude a diminuir a morosidade do sistema tem efeitos claros nas opiniões dos cidadãos. Mas não estou a dizer que seja fácil mudar as perceções, de todo, apenas a dizer que não parece ser impossível”, referiu.

Apesar das críticas que se podem extrair no inquérito sobre o sistema mediático, Pedro Magalhães considera que a comunicação social não é a fonte dos problemas do sistema judiciário.

“No que diz respeito ao desempenho do sistema, a sua rapidez, a sua eficácia e a sua eficiência, as pessoas que dizem ter tido um contacto direto com o sistema fazem uma avaliação mais negativa do que aqueles que não o tiveram” e cujas opiniões foram formadas apenas na base de informação indireta vinda dos media, explicou.

O inquérito envolveu 1.207 inquiridos, com uma margem de erro de 2,8%.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

19:51

Uma curva alegadamente mal medida acabou por trazer consequências para o condutor de um autocarro de turismo, que descia uma estrada na freguesia da Ilha,...

10:26

Um carro funerário despistou-se na manhã desta segunda-feira, pouco depois das 10h00, na via rápida, no Caniço, no sentido Santa Cruz – Funchal.

O acidente...

15:07

Uma jovem, de 22 anos de idade, foi sequestrada e violada, esta noite, em Coimbra.

Notícia avançada pela CM TV revela que a rapariga foi vítima dos crimes...

15:02

Um acidente insólito provocou esta manhã grande alvoroço junto à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, em São Martinho, no Funchal.

Segundo testemunhas,...

17:06

Mais de 50 países contactaram a administração norte-americana a solicitar o início de negociações sobre as tarifas alfandegárias anunciadas pelo Presidente...

22:24

O desporto em São Vicente e regional está de luto após a morte de Paulo Gouveia, antigo atleta e treinador dos escalões de formação da Associação Cultural...

15:20

Uma patrulha da Polícia de Segurança Pública (PSP) deparou-se, na madrugada de hoje, com uma situação um pouco insólita junto aos estacionamentos do Casino...

• PUB
14:30

O Miradouro dos Balcões, no Ribeiro Frio, revelou-se pequeno demais para tanta procura este domingo. O que normalmente é um oásis de tranquilidade, conhecido...

6:30

Dois anos depois da morte de Carlos Silva, jovem de 26 anos vítima de atropelamento e fuga no Caniçal, chegou a notícia do arquivamento do processo que...

19:15

A Escola Básica do Porto da Cruz organizou, ontem, no Restaurante da Praia da Alagoa, um jantar em nome de uma causa solidária.

A iniciativa teve o objetivo...

Últimas

6:45

Desinspirado e apático, o Nacional viveu ontem um final de tarde para esquecer. A derrota, por 1-0, impediu os alvinegros de atingirem lugares mais tranquilos...

6:30

Após décadas de violência sem limites, a diáspora madeirense na Venezuela diz viver agora uma fase de crescente segurança.

A redução dos níveis de criminalidade,...

6:05

Bom dia! É segunda-feira!

* A Câmara Municipal do Funchal assinala o Dia Mundial da Atividade Física com uma caminhada e aula ao ar livre. Sendo assim,...

6:00

A meteorologia prevê para esta segunda-feira céu em geral muito nublado, com abertas durante a tarde, e períodos de chuva, em geral fraca, sendo mais provável...

0:12

Portugal é um dos nove países do mundo onde o risco de mortalidade materna não diminuiu entre 2000 e 2023, tendo-se mantido estável, estima a Organização...

22:32

O Benfica venceu este domingo o FC Porto, no Estádio do Dragão, por 1-4, em duelo da 28.ª jornada da I Liga.

Pavlidis, aos 1’, 42’ e 69’, e Otamendi, aos...

21:43

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, negou hoje que as tarifas anunciadas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, conduzam a uma recessão,...

• PUB
20:57

O porta-voz do Livre, Rui Tavares, disse hoje que um verdadeiro “pé-de-meia” para os jovens seria um apoio à nascença de 5.000 euros, acusando os socialistas...

20:04

O Nacional foi esta tarde derrotado no Estádio da Madeira pelo Estrela da Amadora, em duelo relativo à 28.ª jornada da I Liga.

Os tricolores venceram pela...

19:51

Uma curva alegadamente mal medida acabou por trazer consequências para o condutor de um autocarro de turismo, que descia uma estrada na freguesia da Ilha,...