MADEIRA Meteorologia

Bastonário dos médicos reeleito para segundo mandato com 74% dos votos

Data de publicação
03 Junho 2025
20:38

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, foi reeleito para um segundo mandato, obtendo 74% dos votos dos 16.721 médicos que participaram nas eleições que terminaram hoje, adiantou à Lusa fonte da instituição.

Carlos Cortes foi o único candidato nas eleições para o mandato que termina em 2029 e que decorreram entre 29 de maio e hoje.

O especialista em patologia clínica candidatou-se a um segundo mandato depois de ter assumido o cargo pela primeira vez em março de 2023, quando foi eleito com 61,94% dos votos na segunda volta das eleições, então disputadas com o médico Rui Nunes.

As eleições na ordem, que deveriam acontecer em janeiro de 2026, foram antecipadas para este mês na sequência do novo Estatuto da Ordem dos Médicos, que obrigava a desencadear o processo eleitoral no prazo de um ano desde a publicação dessa revisão estatutária.

Carlos Cortes apresentou um programa de candidatura com 20 propostas-chave para o próximo mandato, entre as quais a revisão dos “aspetos lesivos” do novo Estatuto da ordem, a proteção do ato médico e a criação de uma nova carreira para esses profissionais de saúde.

De acordo com o calendário, a posse do bastonário dos médicos tem de ocorrer até 30 dias após o ato eleitoral.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas