MADEIRA Meteorologia

Aeroporto do Porto retoma normal operação com visibilidade reduzida

Data de publicação
06 Junho 2025
19:06

O sistema de aterragem por instrumentos (ILS) do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, já está “totalmente operacional”, indicou hoje a NAV Portugal, o que permite a retoma da normal operação aérea em condições de visibilidade reduzida.

O nevoeiro aliado à inoperacionalidade temporária do ILS, devido às obras em curso no aeroporto, fez com que, nas duas últimas semanas, dezenas de voos, entre aterragens e descolagens, tivessem de ser cancelados, atrasados ou divergissem para outros destinos.

“O sistema de aterragem por instrumentos (ILS) do Aeroporto Francisco Sá Carneiro encontra-se já totalmente operacional, após a realização com sucesso do respetivo ‘flight check’ [voo de teste], que confirmou que todos os parâmetros de operação estão 100% calibrados face às novas condições da pista”, refere em comunicado a empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo.

Fonte oficial da NAV Portugal salienta que “com o ILS agora plenamente disponível, o aeroporto retoma a sua normal capacidade de operação em condições de visibilidade reduzida”.

As obras no Aeroporto do Porto estão previstas decorrerem até fevereiro de 2026.

Em 27 de maio de 2024, a ANA anunciou que o reforço da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, distrito do Porto, teria início em 31 de julho desse ano, acrescentando que a empreitada demoraria 19 meses e teria um investimento de 50 milhões de euros.

A gestora aeroportuária explicou na ocasião que as obras visavam “reforçar as condições operacionais do aeroporto, sendo esta a maior intervenção realizada na pista desta infraestrutura”.

A intervenção na pista e áreas adjacentes inclui a repavimentação completa da camada de desgaste da pista 17-35, intervenções de reforço estrutural da pista, ajustamento da geometria da faixa da pista (strip), e na linha de aproximação (sinalização luminosa) das pistas 17 e 35, bem como a substituição dos sistemas de luzes da pista por LED.

A obra prevê ainda renovação integral do sistema de drenagem da pista e a instalação de infraestruturas civis para a implementação de equipamentos de navegação (ILS categoria II) na pista 35, que vão permitir operações em baixa visibilidade.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas