MADEIRA Meteorologia

UE quer reforçar produção de medicamentos críticos e reduzir dependências estrangeiras

Data de publicação
11 Março 2025
16:14

A Comissão Europeia aprovou hoje uma proposta para melhorar a disponibilização de medicamentos críticos na União Europeia (UE), que tem como propósito reforçar a indústria farmacêutica e aumentar as quantidades disponíveis destes fármacos.

De acordo com a proposta hoje aprovada pelo colégio de comissários de Ursula von der Leyen, o objetivo desta estratégia é “melhorar a disponibilização de medicamentos críticos na UE” e, deste modo, “proteger a saúde humana incentivando a diversificação e o reforço da produção farmacêutica” no bloco comunitário.

O documento aponta que o executivo comunitário quer criar a possibilidade de haver “projetos estratégicos”, que aumentem a produção e modernizem esta indústria.

Os Estados-membros podem, de acordo com regras estipuladas, incentivar estes projetos.

Os 27 países do bloco político-económico também podem recorrer à “aquisição pública” para “diversificar e incentivar a resiliência das cadeias de produção”.

Neste sentido, a Comissão Europeia apoiará esta aquisição conjunta, para tentar também resolver disparidades no acesso a determinados medicamentos entre Estados-membros.

O objetivo é reduzir a dependência de fármacos produzidos na Ásia e também suprir as necessidades europeias num contexto de competitividade global cada vez mais acérrima.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas