O Governo britânico anunciou hoje mais sanções económicas à Aeroflot, principal companhia aérea da Rússia, e às transportadoras Ural Airlines e Rossiya Airlines, para impedi-las de vender ‘slots’ em aeroportos do Reino Unido.
Os direitos (faixas horárias) de descolagem e aterragem (‘slots’), que atualmente não estão a ser usados como resultado da interdição das companhias aéreas russas no país, podem valer cerca de 50 milhões de libras (59 milhões de euros).
"Enquanto (o Presidente russo Vladimir) Putin continuar a agressão bárbara contra a Ucrânia, continuaremos a atacar a economia russa", afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Liz Truss, num comunicado.
A chefe da diplomacia britânica lembrou que o Reino Unido já fechou o espaço aéreo às companhias aéreas russas e que a medida anunciada hoje pretende assegurar "que não possam beneficiar economicamente dos lucrativos ’slots’ nos aeroportos" britânicos.
"Cada sanção económica reforça a nossa mensagem a Putin: não vamos parar até que a Ucrânia vença", concluiu Truss.
A invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Lusa