MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Autoridades russas dizem que mataram quatro sabotadores ucranianos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Agosto 2023
15:32

O Serviço Federal de Segurança russo (FSB) afirmou hoje que as suas forças "mataram" quatro "sabotadores" ucranianos que tentavam entrar na região russa de Bryansk a partir da Ucrânia, divulgaram as agências de notícias russas.

As forças do FSB e do Ministério da Defesa da Rússia "impediram a tentativa de um grupo de informação e sabotagem ucraniano de entrar em território russo", afirmou o serviço de segurança russo, num comunicado citado pelas agências de notícias russas.

"Quatro sabotadores foram mortos", referiu a nota, sem especificar uma data.

De acordo com o FSB, foram descobertos "armas estrangeiras, explosivos, equipamentos de comunicação e navegação", bem como ‘drones’ com símbolos do Estado russo e etiquetas com a frase "propriedade do FSB russo".

Estas descobertas "demonstram os preparativos para provocações e atos de sabotagem em território russo", referiu o FSB.

Na terça-feira, o governador da região de Bryansk, Alexander Bogomaz, anunciou que as forças russas impediram a incursão de um "grupo de sabotadores" ucranianos nesta região de fronteira com a Ucrânia.

De acordo com a agência de notícias AFP, não há informações suficientes para confirmar que se trata do mesmo incidente.

Segundo Bogomaz, "ninguém ficou ferido" como resultado deste incidente, mas um animal foi morto e instalações industriais, bem como um carro, foram danificados pelos bombardeamentos ucranianos.

As regiões russas que fazem fronteira com a Ucrânia têm enfrentado um aumento de ataques com ‘drones’, segundo Moscovo orquestrados por Kiev há vários meses.

Combates e bombardeamentos também afetaram várias aldeias perto da fronteira com a Ucrânia, matando vários civis, de acordo com as autoridades russas.

No início de junho, incursões reivindicadas por grupos de homens armados, que se diziam russos e lutavam ao lado do exército ucraniano, também geraram confrontos violentos na região de Belgorod.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas