MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Substituição pelo Presidente de líder militar é “decisão soberana” - EUA

Data de publicação
07 Fevereiro 2024
17:50

O conselheiro para a Segurança Nacional norte-americano e secretário-geral da NATO evitaram hoje comentar a noticiada substituição pelo Presidente ucraniano do comandante das Forças Armadas, com o dirigente norte-americano a frisar ser “uma decisão soberana”.

“Vou deixar os ucranianos falarem sobre as suas próprias decisões. É uma decisão soberana, de um país soberano. Um líder eleito tem de fazer as suas escolhas”, comentou Jake Sullivan, em conferência de imprensa conjunta com Jens Stoltenberg, no quartel-general da Aliança Atlântica, em Bruxelas.

O Conselheiro de Segurança Nacional de Joe Biden acrescentou apenas que Washington “vai continuar a apoiar o Governo da Ucrânia e as Forças Armadas” no contraofensiva que dura há meses, para tentar reconquistar os territórios que a Rússia ocupou há dois anos.

Nas últimas semanas aumentaram as tensões entre o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas, Valeri Zaluzhny.

O general, um dos mais condecorados na Ucrânia e à frente das Forças Armadas desde 2021, terá recebido de Zelensky a notícia de que iria ser substituído, de acordo com a imprensa internacional.

A decisão terá sido recebida com desagrado pelas mais altas patentes militares, motivando tensões entre a Presidência e algumas esferas militares.

O Presidente ucraniano anunciou uma remodelação em vários setores da administração pública e também dos ramos militares, neste último, para tentar ‘refrescar’ a maneira como o conflito está a ser conduzido, numa altura em que o apoio da União é lento, ainda que persistente, e o dos EUA é incerto e estagnou.

Questionado sobre o mesmo tópico, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) considerou que é uma decisão que apenas diz respeito à Ucrânia e citou o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, que admitiu que não interferir nas relações com os países da NATO.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas