MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Chefe do Governo britânico diz que Putin “deve pagar preço pela recusa da paz”

Data de publicação
16 Maio 2025
10:19

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou esta quinta-feira que o Presidente russo, Vladimir Putin, deve “pagar o preço pela sua recusa em fazer a paz” com a Ucrânia.

“As táticas de Putin de hesitação e atraso, enquanto continua a matar e a causar derramamento de sangue na Ucrânia, são intoleráveis”, disse Keir Starmer numa declaração antes de se deslocar para a capital da Albânia, Tirana, onde participará hoje na cimeira da Comunidade Política Europeia (CPE), que reúne membros da União Europeia e 20 outros países de todo o continente.

A cimeira realiza-se na mesma altura em que, em Istambul, deverão hoje de manhã ser retomadas as conversações de paz entre representantes russos e ucranianos, interrompidas na primavera de 2022.

Nem o Presidente russo, Vladimir Putin, nem o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, vão participar nestas conversações e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, manifestou-se cético, na quinta-feira, quanto ao possível resultado das mesmas.

Em Tirana, onde Volodymyr Zelensky estará presente, segundo Paris, os aliados de Kiev vão discutir como “aumentar a pressão sobre o Kremlin (...), depois de o Presidente russo ter abandonado as conversações de paz organizadas pelos Estados Unidos”, segundo o Governo britânico.

“É preciso acordar um cessar-fogo total e incondicional e, se a Rússia não quiser sentar-se à mesa das negociações, então Putin tem de pagar o preço”, insistiu Keir Starmer.

Londres defende, nomeadamente, uma “vasta campanha de sanções” contra o setor energético russo “nas próximas semanas”, caso Moscovo não aceite um cessar-fogo. A mesma ameaça foi brandida pela França.

Nos últimos dias, a União Europeia e o Reino Unido alargaram as respetivas sanções contra os petroleiros pertencentes à chamada “frota fantasma”, utilizada pela Rússia para exportar os seus hidrocarbonetos, contornando as sanções existentes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas