MADEIRA Meteorologia

Pelo menos 17 mortos devido ao frio e chuva que afeta Faixa de Gaza

Data de publicação
18 Dezembro 2025
8:49

Pelo menos 17 pessoas, incluindo quatro crianças, morreram devido ao frio e à chuva provocados por uma tempestade polar que afeta a Faixa de Gaza desde a semana passada, segundo as autoridades locais.

A tempestade provocou o desabamento de casas e danificou dezenas de tendas utilizadas por pessoas deslocadas pela ofensiva militar israelita após os ataques de 07 de outubro de 2023.

A maioria das mortes foi causada pelo frio e pelas inundações, segundo o porta-voz da Defesa Civil, Mahmud Basal, que lamentou que dezenas de casas tenham desabado completamente desde o início da tempestade.

“Mais de 90 edifícios sofreram derrocadas parciais, representando uma ameaça direta à vida de milhares de pessoas em Gaza”, alertou em declarações publicadas pelo jornal ‘Filastin’, afiliado do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que controla as autoridades do enclave palestiniano.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou que 55 mil famílias e cerca de 30 mil crianças em Gaza foram afetadas pelas chuvas e que “há uma necessidade urgente de retomar as medidas para garantir a proteção das crianças”.

Por sua vez, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) indicou que as condições meteorológicas continuam a causar danos nas infraestruturas, levando à “perda de vidas”.

“É vital fornecer ajuda humanitária, incluindo mantimentos para a reconstrução de abrigos permanentes”, afirmou o CICV.

Anteriormente, o Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), Philippe Lazzarini, denunciou o facto de as crianças em Gaza não estarem protegidas do “frio intenso e das inundações” causadas pela tempestade tropical Byron.

“Embora a tempestade seja um desastre natural, as suas consequências são provocadas pelo homem para uma população forçada a viver entre ruínas, em abrigos improvisados ou em tendas”, afirmou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas