MADEIRA Meteorologia

Timor-Leste e 14 países do Pacífico vão armazenar bens para resposta a catástrofes

Data de publicação
09 Agosto 2024
10:10

Timor-Leste e 14 países insulares do Pacífico, considerados Estados mais vulneráveis às alterações climáticas, vão construir armazéns para recolher bens humanitários que possam ser utilizados para dar respostas a catástrofes com o apoio de vários países.

A medida consta do Programa de Arsenais Humanitários do Pacífico, financiado pelos países mais importantes e que habitualmente desempenham um papel fundamental na resposta humanitária a catástrofes na região.

Os governos da Austrália e Nova Zelândia anunciaram hoje um fundo de 28,1 milhões de dólares (25,7 milhões de euros) para o programa, refere-se num comunicado conjunto da ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Penny Wong, e do seu homólogo neozelandês, Winston Peters.

A Austrália e a Nova Zelândia juntam-se a outros parceiros como os Estados Unidos, França, Alemanha, Japão e Reino Unido.

“O Pacífico está exposto a um vasto leque de catástrofes naturais e outros riscos, tais como ciclones, terramotos, tsunamis, inundações, vulcões e doenças. Estas catástrofes podem levar a imensas necessidades humanitárias”, disse Winston Peters.

As ilhas do Pacífico, assim como Timor-Leste, são mais vulneráveis a desastres naturais relacionados com a crise climática e estão situadas no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área que acumula cerca de 90% da atividade sísmica e vulcânica do planeta.

O programa visa recolher a ajuda humanitária necessária para ser distribuída nas primeiras 48 horas após um desastre.

O programa é uma iniciativa liderada pelas Ilhas do Pacífico, uma área remota do planeta com uma geografia difícil devido às centenas de ilhas que a compõem e com graves problemas de conetividade que impedem respostas rápidas a desastres naturais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas