MADEIRA Meteorologia

Telescópio espacial James Webb deteta galáxia mais distante do Universo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Abril 2023
18:32

O telescópio espacial James Webb, o maior e mais potente, detetou a mais distante das galáxias alguma vez observadas, que se formou nos primórdios do Universo, quando este tinha 320 milhões de anos, revelam estudos hoje publicados.

A galáxia em causa foi designada com o nome técnico JADES-GS-z13-0 e é a mais distante de um conjunto de quatro que se formaram quando o Universo tinha entre 300 e 500 milhões de anos, segundo dois estudos publicados na revista da especialidade Nature Astronomy.

De acordo com a teoria do Big Bang, o Universo terá 13,8 mil milhões de anos.

Quanto mais distantes são as galáxias mais difíceis são de detetar, pois a sua luz é ténue.

As quatro galáxias foram observadas pelo telescópio no registo da luz infravermelha, que é invisível ao olho humano, e têm muito pouca massa, apesar de serem muito ativas em termos de formação de estrelas, a um ritmo quase comparável ao de formação de estrelas na Via Láctea.

As galáxias são muito pobres em metais, um indicador coerente com o Modelo Padrão da cosmologia, de que quanto mais se recua às origens do Universo menos estrelas haverá com tempo de formar moléculas complexas.

Após sucessivos atrasos, o telescópio espacial James Webb foi lançado em 25 de dezembro de 2021. As primeiras imagens captadas foram divulgadas em julho de 2022.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas