MADEIRA Meteorologia

Quatro mortos e um ferido grave em desastre com teleférico em Nápoles

Data de publicação
17 Abril 2025
20:45

Quatro pessoas morreram hoje e uma ficou gravemente ferida depois de um teleférico ter colapsado em Nápoles, no sul de Itália, devido a um cabo partido, adiantaram as autoridades italianas.

As cinco pessoas envolvidas no incidente são quatro turistas e um funcionário da empresa que gere a infraestrutura, a Ente Autonomo Volturno (EAV), destacam as fontes de segurança à agência Efe.

Um deles ficou gravemente ferido — o maquinista, de acordo com meios de comunicação social locais — e foi imediatamente levado para o Hospital Marítimo de Nápoles por um helicóptero do Corpo de Resgate Alpino e Espeleológico (CNSAS).

O relatório inicial da tragédia confirmou três mortos e um desaparecido mas, pouco depois, este último foi encontrado morto nas encostas da montanha.

O acidente ocorreu depois de um dos cabos do teleférico que liga a cidade italiana de Castellamare di Stabia, perto de Nápoles, ao cume do Monte Faito, a uma altitude de mais de 1.100 metros nas margens do Mar Mediterrâneo, se rompido, de acordo com relatos iniciais.

A rotura do cabo deixou duas cabines bloqueadas, uma com onze ocupantes e outra com cinco.

A primeira foi imediatamente intercetada e os seus ocupantes resgatados sem ferimentos, enquanto a segunda cabine caiu e teve de ser procurada pelas equipas de emergência.

O trabalho foi prejudicado pelo nevoeiro e pelas más condições meteorológicas na área, observou o CNSAS.

O Ministro das Infraestruturas e Transportes, Matteo Salvini, solicitou um relatório sobre esta instalação, gerida pela empresa Ente Autonomo Volturno (EAV), para apurar eventuais responsabilidades pelo sucedido.

Não é a primeira vez que este teleférico sofre um acidente. O acidente mais grave ocorreu em agosto de 1960, quando, devido a uma falha humana, uma cabine caiu depois de não conseguir travar, provocando quatro mortos e 31 feridos, segundo os meios de comunicação locais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas