MADEIRA Meteorologia

Polícia antiterrorista britânica investiga incêndio que causou fecho de aeroporto

Data de publicação
21 Março 2025
14:17

A polícia britânica afirmou hoje não ter “qualquer indício” de origem criminosa no incêndio que obrigou ao encerramento do aeroporto de Heathrow, mas confirmou o envolvimento da unidade de combate ao terrorismo.

“Embora não haja atualmente qualquer indício de um ato intencional, mantemos a nossa mente aberta nesta fase”, declarou a Polícia Metropolitana num comunicado.

No entanto, explicou que “dada a localização da subestação e o impacto que este incidente teve em infraestruturas nacionais críticas, o Comando Antiterrorista da Met está agora a liderar as investigações”.

“Isto deve-se aos recursos e competências especializadas desse comando, que podem ajudar a fazer avançar esta investigação a um ritmo que minimize as perturbações e identifique a causa”, acrescentou.

O aeroporto de Heathrow anunciou durante a madrugada o encerramento até às 23:59 de sexta-feira para “garantir a segurança de passageiros e colegas” devido à falta de eletricidade causada por incêndio numa subestação elétrica próxima.

Os passageiros foram aconselhados a não se deslocar para o aeroporto e a contactar as respetivas companhias aéreas para pedir esclarecimentos.

Notícias e relatos nas redes sociais dão conta de voos cancelados ou desviados outros aeroportos de Londres e para outras cidades britânicas, como Glasgow, Manchester ou Cardiff, mas também outros países, como França, Alemanha ou Espanha.

O aeroporto de Heathrow é o mais movimentado da Europa, tendo acolhido 83,9 milhões de passageiros em 2024.

O comissário adjunto da corporação de bombeiros de Londres, Jonathan Smith, adiantou que o incêndio teve lugar num transformador com 25.000 litros de óleo de refrigeração.

“Isto criou um grande perigo devido ao equipamento de alta tensão e à natureza do incêndio alimentado por combustível”, explicou.

De acordo com as últimas atualizações, “cerca de 10% do fogo continua aceso”, referiu esta manhã.

Os bombeiros estão a facilitar o acesso de profissionais para restabelecer o fornecimento de energia.

O responsável referiu não haver indicações de poluição com consequências para a saúde do incêndio.

Os terminais 2 e 4 do aeroporto de Heathrow continuam sem eletricidade, tal como cerca de 5.000 casas nas imediações, mas outras 62.000 já tiveram o serviço restaurado, referiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas