MADEIRA Meteorologia

PM do Canadá visita Reino Unido e França para reafirmar soberania do país

Data de publicação
15 Março 2025
23:34

O novo primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, viajará para Paris, Londres e Iqaluit, no norte do Canadá, este domingo, com o objetivo de fortalecer as relações económicas e de segurança com a Europa e reafirmar a soberania canadiana no Ártico.

“O Canadá foi construído com base na união de povos – indígenas, franceses e britânicos. A minha visita à França e ao Reino Unido reforçará os laços comerciais, económicos e de defesa com dois dos nossos parceiros mais fortes e fiáveis. Já a minha visita a Nunavut reafirmará a soberania e segurança do Canadá no Ártico, bem como o nosso compromisso em desbloquear o potencial económico do Norte”, afirmou Carney.

Esta será a sua primeira visita oficial internacional (de 16 a 18 de março) desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro na passada sexta-feira.

Em Paris, o ex-governador do Banco do Canadá e do Banco de Inglaterra vai reunir-se com o Presidente francês, Emmanuel Macron, para discutir o aprofundamento dos laços comerciais, económicos e de defesa entre os dois países.

A relação entre o Canadá e a União Europeia assenta no Acordo Económico e Comercial Global (CETA, sigla em inglês), que desde 2017 impulsionou o comércio bilateral em mais de 60%.

Em 2024, a França foi o terceiro maior parceiro comercial do Canadá na União Europeia, com um volume de comércio de 14,2 mil milhões de dólares canadianos (9,08 mil milhões de euros).

“A França e o Canadá são aliados próximos e parceiros estratégicos. Queremos fortalecer os nossos laços económicos e garantir que o comércio entre os nossos países continue a crescer de forma equilibrada e benéfica para ambas as partes”, declarou Carney.

A inteligência artificial (IA) será outro tema em destaque, com foco na inovação e segurança tecnológica.

Em Londres, Carney vai reunir-se com o primeiro-ministro, Keir Starmer, para debater segurança transatlântica, a expansão do setor de IA e o comércio bilateral.

Em 2024, o Reino Unido foi o terceiro maior parceiro comercial individual do Canadá, com trocas comerciais no valor de 61 mil milhões de dólares canadianos (38,02 mil milhões de euros). Atualmente, cerca de 3.500 empresas canadianas – 93% delas pequenas e médias empresas – exportam bens para o Reino Unido.

Os dois países procuram aprofundar a cooperação através do Acordo de Continuidade Comercial Canadá-Reino Unido e da adesão britânica ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP), formalizada em 2023.

“O Reino Unido e o Canadá partilham uma história comum e valores fundamentais. Esta visita é uma oportunidade para reforçar a nossa relação comercial e garantir que trabalhamos juntos para enfrentar desafios globais, incluindo segurança e inovação tecnológica”, afirmou o primeiro-ministro canadiano.

Carney também terá uma audiência com o Rei Carlos III.

A visita termina a 18 de março em Iqaluit, Nunavut, no norte do Canadá.

A região cobre 40% do território nacional e mais de 70% da linha costeira, sendo um ponto estratégico para a segurança nacional.

O primeiro-ministro visitará a Patrulha de Iqaluit do 1.º Grupo de Patrulha dos Rangers Canadianos, unidade essencial para a estabilidade no Norte.

“A soberania do Canadá no Ártico é inegociável. Estamos comprometidos em garantir que esta região continue segura, estável e próspera para as comunidades que a habitam e para todo o país”, declarou Carney.

O governante também se reunirá com o ‘Premier’ de Nunavut, P.J. Akeeagok, para discutir prioridades regionais e o desenvolvimento económico.

O governo canadiano pretende fortalecer a economia do Norte e avançar com a reconciliação com as comunidades das Primeiras Nações, Inuit e Métis.

Com um governo minoritário, o parlamento retomará os trabalhos no dia 24 de março, mas há expectativas de que o Canadá avance para eleições federais antecipadas no final de abril ou início de maio.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas